Alunos da escola municipal indígena Arandu Renda Guarani Kaiowá, de Aral Moreira (MS), estiveram em Campo Grande para um passeio pedagógico diferente: conhecer a capital do Estado e o Bioparque Pantanal. Segundo a direção do colégio, esta foi a primeira vez que eles visitaram um local diferente da aldeia, localizada a 45 km do centro da cidade. O grupo era formado por 52 pessoas, sendo 32 crianças e vieram a convite do Sistema Fecomércio MS.
O professor Ava Vera Rendy Ju conta que a experiência é importante para estudantes, cultura e socialmente, já que o passeio promove o intercâmbio da interpluralidade. “É uma ocasião para conhecerem outras organizações sociais, de interagirem com outras culturas. Também é a oportunidade de mostrarem sua cultura, suas raízes, trocando ideias e conhecimentos”. As crianças, todas da etnia guarani-kaiowá, fizeram apresentação das principais danças praticadas nos festejos da aldeia.
O presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, juntamente com a diretoria do SESC MS, recepcionou o grupo no Restaurante Sabor &Arte. Para a Fecomércio MS, promover esse intercâmbio é importante para a disseminação da educação e do conhecimento da rica cultura sul-mato-grossense. “É um prazer recepcionar essas crianças, aprendendo com elas sobre suas tradições e costumes e poder oferecer um passeio educativo como o do Bioparque e o MIBIO _ Museu Interativo da Biodiversidade ”, diz Edison.