30 C
Amambai
sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Caarapó promove ato de encerramento de projeto contra as drogas

Caminhada pela paz, com participação de alunos de escolas estaduais e municipais e de autoridades do municí­pio, que culminou em uma grande concentração na Praça Mário Martines Ribeiro, no centro de Caarapó, marcou o encerramento do Projeto Caarapó contra as Drogas – entre nesta luta, na terça-feira (23). O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Polí­ticas sobre Drogas, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual, Polí­cia Militar, Polí­cia Civil, Força Nacional, DOF e Polí­cia Federal.

O projeto foi levado í s escolas do municí­pio, com palestras e atividades educativas, com o objetivo de promover consciáncia, prevenir o uso de drogas lí­citas e ilí­citas e, sob a responsabilidade das forças de segurança, reprimir a comercialização. “Em Caarapó, o enfrentamento ao uso de drogas, a exemplo do restante do Paí­s, constitui um desafio complexo, e, assim, no ano passado foi implantado o Conselho Municipal de Polí­ticas sobre Drogas, denominado Compod, com a finalidade de coordenar, junto aos parceiros governamentais e não governamentais, as ações de prevenção, tratamento e repressão ao uso de drogas”, explicou o presidente do Compod, psicólogo José Emí­lson Silva Ortega, presente no evento.

No âmbito do projeto Caarapó contra as Drogas, durante o más de junho inúmeras ações foram realizadas com o objetivo de promover a prevenção, sensibilização e fortalecimento da rede de atenção aos usuários e seus familiares, com destaque para a III Semana Municipal Antidrogas (24 a 28 de junho).

Para ilustrar a importância do tema em ní­vel municipal, o Compod informa que, entre 2011 e 2018, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é uma unidade de saúde da prefeitura, realizou 511 atendimentos a usuários de drogas lí­citas e ilí­citas. Até o más de abril deste ano, a Polí­cia Militar apreendeu mais de meia tonelada de drogas no municí­pio de Caarapó. Somente no más de maio, foi registrada a apreensão de quatro toneladas de drogas no território do municí­pio. As ações das forças de segurança resultaram ainda na prisão de 20 pessoas neste ano.

Na solenidade da Praça Central, também foi realizado o lançamento do Programa Educacional de Resistáncia í s Drogas e í  Violáncia (PROERD) para o segundo semestre deste ano, que atenderá os alunos de quinto ano do ensino fundamental das escolas municipais. O projeto, em parceria com a Polí­cia Militar, responsável pela execução das aulas, terá iní­cio já no más de agosto, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

Em seu discurso, o prefeito André Nezzi (PSDB) disse que as drogas provocam dependáncia e matam silenciosamente. “Por isso, temos procurado elaborar polí­ticas públicas e ações firmes que promovam a prevenção e a conscientização das nossas crianças sobre os malefí­cios causados pelas drogas”, acentuou. O dirigente ainda anunciou investimentos para o desenvolvimento de ações nessa área. “Garantimos investimentos de R$ 339 mil para habilitação do Centro de Atendimento Psicossocial, além de parceria com Associação Recuperando Vidas do Ví­cio, o Revivi, Projeto Bombeiros do Amanhã e Guarda Mirim, que também trabalham com o tema”, discursou.

A solenidade teve ainda apresentação cultural com alunos do Ní­vel V do Centro Municipal de Educação Infantil Júlio Ushigima, com coreografia da música Vamos.

construir, e demonstração de cão adestrado do canil da Polí­cia Federal de Dourados, treinado para encontrar drogas, com agentes da PF de Dourados.

Além do prefeito André Nezzi, o evento teve a participação da presidente da Câmara de Vereadores, Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), dos vereadores Alessandro Paulino (PSDB) e Clenilson Francisco da Silva (PTC), promotora de Justiça da Comarca local, Fernanda Rotilli Dias, delegado de Polí­cia Anézio Rosa de Andrade, secretários municipais Valberto Ferreira Costa (Saúde), Ieda Maria Marran (Educação, Esporte e Cultura), Janaí­na Guedes (Assistáncia Social), Aparecido dos Santos (Governo e Infraestrutura), íŠnio Gonçalves Vasconcelos (Administração e Finanças) e Roberto Sanches Nakayama (Planejamento, Projetos e Habitação), policial militar Alessandro Martins, que representou o comando da PM local, e sargento Márcia Paulino, da Força Nacional, policiais federais Alessandro Roque e Marcelo Queiroz, além de membros do Compod, diretores e coordenadores escolares, professores e representantes de empresas e instituições parceiras do projeto, como Center Móveis, Lojas Floraí­, Loja Belle Star, Sicredi, Preço Leve, GFit Studio Personal, Campo Alto Armazéns Gerais, ABV Supermercados, Abatedouro São Francisco, GDK, Santa Rita Armazéns Gerais, Supermercado C-Vale, Banco do Brasil, Lojas Gazin e Stylo Modas.

Participaram do evento as escolas estaduais Cleuza Aparecida Vargas Galhardo, Tenente Aviador Antônio João e Arcánio Rojas e as municipais Rui Barbosa, Professor Moacir Franco de Carvalho e Cândido Lemes dos Santos. A Escola Particular São Vicente atuou como parceira da III Semana Municipal Antidrogas.

No fim do evento, as unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental receberam kits educativos doados pelas empresas e instituições parceiras do projeto.

Fonte: Assessoria

2019-07-26 07:37:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.