Nesta sexta-feira, dia 28 de junho, os sites A Gazeta News e A Gazeta Conesul publicam mais uma edição do Giro pelo Estado. O espaço visa oferecer um resumo de notícias que repercutiram em Mato Grosso do Sul ao longo da semana. A equipe do Jornal A Gazeta reúne e analisa acontecimentos relevantes, veiculados por diferentes veículos de comunicação, para manter os leitores informados de forma rápida e precisa. Acompanhe:
BR-267 – Morre motorista que teve mais de 80% do corpo queimado após explosão em acidente
Ricardo Marques, de 60 anos, morador de Dourados, morreu na Santa Casa de Campo Grande após sofrer queimaduras em mais de 80% do corpo devido a uma explosão de veículos na BR-267, na segunda-feira, dia 24. O acidente, ocorrido entre Nova Alvorada do Sul e o distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina, envolveu a carreta com álcool que Ricardo conduzia e um caminhão com massa asfáltica parado por problemas mecânicos. Os motoristas foram socorridos, e Ricardo faleceu um dia depois. (Campo Grande News)
Esportes – Dois sul-mato-grossenses são convocados para disputa da canoagem nas Paralimpíadas de Paris
A paratleta Debora Raiza Ribeiro Benevides, de 28 anos, foi convocada pela CPB para representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024, de 28 de agosto a 8 de setembro. Debora, nascida em Campo Grande e residente em São Paulo, começou no paradesporto com o atletismo aos 15 anos, mas depois migrou para a canoagem. Também convocado, Fernando Rufino de Paulo, o “Cowboy de Aço”, de 39 anos, natural de Eldorado, já conquistou vários títulos mundiais e venceu nas últimas Paralimpíadas. (Midiamax)
Cone Sul – Envolvida em assassinato de homem por dívida de R$ 46 é solta com tornozeleira
Uma mulher teve sua prisão preventiva revogada após confessar envolvimento no assassinato de Aldoberto Pereira Barbosa. Ela ajudou marido e filho a localizar a vítima, morta a tiros em Juti, devido a uma dívida de R$ 46,00 por duas caixas de cerveja. A defesa argumentou que Eliane era ré primária e sua liberdade não prejudicaria a ordem pública. Na terça-feira (25), a justiça revogou a prisão com condições: não se aproximar de familiares, não visitar marido e filho na prisão, usar tornozeleira eletrônica por 60 dias e não sair de Naviraí sem autorização judicial. (Tá na Mídia Naviraí)
Rural – Seca reduz produção de milho safrinha em 19,23% e traz perdas para as lavouras no sul de MS
A seca intensa no MS está prejudicando a produção agrícola. A safrinha de milho, em plena colheita, deve sofrer uma retração de quase 20% neste ano. A produção total está estimada em 11,485 milhões de toneladas, uma queda de 19,23%, e a produtividade em 86,3 sacas por hectare, uma redução de 14,25%. Até 21 de junho, 8,2% da área total cultivada foi colhida. As condições de seca variam, sendo melhores no oeste, centro, norte e nordeste, mas com regiões sudoeste, sudeste, sul-fronteira e sul apresentando até 50% de lavouras em condições ruins. (Notícias Agrícolas)
Fronteira – Ministro da Senad visita fazendas e acompanha destruição de plantios de maconha
Na 45ª fase da Operação Nova Aliança, na terça-feira, dia 25, o chefe da Senad, Jalil Rachid, supervisionou a destruição de plantações de maconha no Paraguai. Acompanhado por dois delegados da Polícia Federal brasileira, ele sobrevoou fazendas na região da fronteira com Mato Grosso do Sul, onde foram identificados campos de cultivo no departamento de Amambay. Até a data, haviam sido eliminados mais de mil hectares e 3 milhões de quilos da droga, estimando prejuízo de cerca de 100 milhões de dólares ao crime organizado. (Correio do Estado)
Pantanal – 95% do fogo começou em áreas privadas, mostram dados do Inpe e UFRJ
Este ano, estima-se que 95% dos focos de incêndio no Pantanal começaram em propriedades privadas. Até 25 de junho, foram registrados 3.372 incêndios, um recorde para o período. Dados do Inpe e da UFRJ indicam que menos de 1% dos incêndios são de origem natural, concentrados em janeiro, fevereiro e abril. Apenas 5% dos focos ocorreram em Terras Indígenas e unidades de conservação. O Laboratório de Satélites Ambientais da UFRJ destaca a predominância de causas humanas. (Revista Fórum)
Polícia – Suspeitos de envolvimento em chacina com oito mortos no Ceará são presos no Pará e Mato Grosso do Sul
Dois suspeitos ligados à chacina em Viçosa do Ceará foram presos: um de 41 anos, apontado como mandante e detido em Jaraguari (MS) tentando fugir para a Bolívia, com histórico criminal por tráfico, roubo e posse ilegal de arma. O segundo, de 27 anos, capturado em Castanhal (PA) tem antecedentes por tráfico, roubo e crimes ambientais. Um terceiro envolvido já estava preso desde o dia 20 em Parnaíba (PI), e teve sua detenção convertida para preventiva. (g1)
Campo Grande – Mulher morre em acidente enquanto namorado fugia da PM
Milena Honorato Cosmo Gomes, de 25 anos, estava na garupa da moto quando o piloto, seu namorado, tentava evitar a abordagem da polícia no bairro Jardim Aeroporto, resultando em colisão em um cruzamento. Um carro, ao tentar dar passagem à viatura policial, acabou colidindo com a moto. O impacto lançou o casal a dez metros de distância; Milena bateu a cabeça no chão após o capacete se soltar, indo a óbito, e o homem sofreu fraturas. A motorista do carro e o piloto da moto não teriam CNH. (Folha de Dourados)
Campo Grande – Narcotraficante é solto para tratamento médico
Considerado um dos maiores narcotraficantes da américa, L.M.F., o “Tião”, foi liberado para tratamento médico. A decisão veio após pouco mais de quatro meses de sua prisão na Bolívia, próxima a Corumbá (MS). A defesa argumentou que ele necessita de cuidados contínuos devido a um transplante de fígado, hipertensão e diabetes, mencionando que ele usava medicamentos por conta própria na prisão. L.M.F., natural de Recife (PE), já tinha sido recapturado em Mato Grosso do Sul após fugir da Bahia. (Capital News)
Rio Verde de Mato Grosso – Colisão entre carreta e utilitário deixa um morto e outro ferido
Um acidente ocorreu na BR-163, em Rio Verde de Mato Grosso, resultando na morte de uma pessoa e deixando outra ferida, envolvendo um Fiat Strada e uma carreta próximo à Pousada do Guerreiro, na quinta-feira, dia 27. Ambas as vítimas estavam no Fiat Strada e foram socorridas com vida, mas uma delas acabou falecendo pouco depois. A identidade da vítima fatal não foi divulgada pela polícia até o momento, e as circunstâncias exatas que levaram ao acidente ainda estão sob investigação. (Dourados News)
Fonte: Redação/Grupo A Gazeta