30 C
Amambai
quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Agência comunitária dos Correios será aberta em aldeia de Japorã

A agência comunitária atenderá 4,7 mil de indígenas que residem no município.

Uma agência comunitária dos Correios será inaugurada na terra indígena de Porto Lindo, em Japorã, município que fica a 470 km de Campo Grande. 

A inauguração da unidade será na quarta-feira (29), em parceria entre os Correios com a prefeitura do município, que vai atender 4,7 mil indígenas que vivem no local. 

Estarão presentes para assinar o acordo de cooperação superintendente estadual dos Correios no Mato Grosso do Sul, Gelson Leonel e o prefeito de Japorã, Paulo Cesar Franjotti, assim como autoridades e membros da comunidade indígena. 
 

O presidente dos Correios, Fabiano Silva, destacou a importância do reconhecimento do poder público e enfatizou a importância da agência no exercício da cidadania. 

“Ter um endereço oficial reconhecido pelo poder público é o primeiro passo para o acesso a uma infinidade de serviços públicos e privados. Não podemos deixar de destacar que ações como esta só são possíveis graças ao ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, em seu primeiro dia de mandato, retirou os Correios da lista de privatizações, para que possamos continuar atuando como braço do governo federal em todos os pontos do Brasil”, pontuou .

Com a unidade dos Correios na aldeia, conforme frisou o presidente, mais um compromisso do governo federal está sendo garantido, que é o fortalecimento dos povos originários, respeitando suas maneiras de gestão e organização social. 

Funcionamento

Logo após a inauguração a agência comunitária dos Correios inicia atividades e irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h.

Segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior parte da concentração de pessoas indígenas em Mato Grosso do Sul, 57%, reside no município de Japorã. A ideia da unidade é melhorar a inclusão da comunidade com os serviços fornecidos pelo órgão. 

Números

  • Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com maior população indígena, com cerca de 116 mil habitantes, principalmente das etnias terena e guarani kaiowá;
  • Em Japorã, vivem o povo guarani ñandeva;

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.