O Setor da Ovinocultura foi destaque na programação da 58ª Expoagro durante toda a quinta-feira (16/5), com palestras, simpósio e dia de campo, que reuniu aproximadamente 300 pessoas no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, com realização do Sena, em parceria do Sindicato Rural.
A programação teve início com o XV Simpósio de Ovinocultura e o Encontro Técnico da Ovinocultura que abordaram temas como a importância da Associação na cadeia produtiva da ovinocultura, pastagem e produção de ovinos, oportunidades e perspectivas do setor na região de Dourados, o cenário da cadeia produtiva de ovinos no Mato Grosso do Sul e o projeto em parceria com a Universidade da Grande Dourados (UFGD) para o abate dos animais.
“O setor da ovinocultura no Estado e em Dourados está em ascendência e temos bastante procura de produtores com interesse de conhecer cada vez mais sobre o assunto. Embora hoje ela ainda seja uma atividade secundária ou terciária dentro das propriedades, a gente tem cada vez mais demanda”, ressalta a analista de assistência técnica e gerenciamento do Senar, Janaina Gheller.
No período da tarde os participantes do evento acompanharam o Dia de Campo da Ovinocultura, onde foram trabalhados temas como a produção de ovinos integrada a de peixes em tanques, o uso da cerca elétrica no manejo de ovinos em pastejo, produção de leite de ovelha e seus derivados e a gestão de forragem na criação de ovinos.
“Nós temos investido em pesquisas, técnicas de manejo, parcerias para atuar no desenvolvimento do setor. Inclusive, temos um projeto que foi apresentado no encontro técnico mais cedo, da revitalização de um frigorífico dentro da UFGD, para realizar o abate. Hoje uma das maiores dificuldades da ovinocultura no estado é a formalização e a absorção do mercado pela carne ovina. Então a gente tem vários frigoríficos no estado que podem realizar o abate, mas não o fazem pelo custo”, finaliza Janaina.
O Senar é parceiro do produtor e está disponível para orientação e dúvidas. Para saber mais basta procurar o Sindicato Rural de Dourados, que fará o encaminhamento.