24.3 C
Amambai
domingo, 24 de novembro de 2024

3ª Noite Literária deixou em evidência a Educação e a Cultura de Aral Moreira

Exposições, apresentações teatrais e de dança transformaram Aral Moreira em um verdadeiro palco de cultura, arte e conhecimento, durante a 3ª Noite Literária.

O evento, que foi extremamente gratificante para as famí­lias e visitantes, além de proporcionar lazer, deixou em evidáncia a importância da leitura para a vida das pessoas. Cada escola montou um stand com os trabalhos dos alunos, que esbanjaram criatividade e conhecimento.

Com uma estrutura temática composta de frases, poesias e muitas artes estampadas para todos os lados, os visitantes puderam apreciar um pouco do talento dos estudantes de Aral Moreira. Muitos educadores e alunos entraram no clima das histórias literárias e participaram do evento fantasiados de personagens. Em cada detalhe era possí­vel notar o empenho de uma grande equipe e o quanto a educação de Aral Moreira tem sido levada í  serio e trabalhada com muito amor.

Nos dois dias do evento, o público pode acompanhar as apresentações  de música, teatro e dança  dos alunos de cada escola. A programação também contou com o laçamento do 1º livro didático sobre o municí­pio, ;Aral Moreira: Memórias e Histórias de Nossa Gente;, escrito por Jefferson Machado Barbosa, inspirado em uma obra de Almiro Pinto Sobrinho.

“Cada aluno produziu seus trabalhos com muito carinho. Aqui a gente vá um pouco do que acontece dentro das escolas. A gente vá muitas crianças talentosas, que por meio deste trabalhos despertam o amor pela arte e pela leitura. Agradeço aos professores, coordenadores e diretores e também a nossa gestão municipal, que não tem medido esforços para garantir a qualidade da nossa educação”, destacou a Secretária de Educação, Vanir Linhares filha durante a abertura do evento.

Confira o depoimento de quem participou deste grande evento:

Prefeito Municipal Alexandrino Arévalo Garcia:

Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. A nossa Noite Literária tem esse objetivo, reconhecer a importância da literatura e da cultura, assim incentivar o hábito de leitura e do expressionismo, potencializando a diversidade das habilidades das crianças, propondo atividades diferenciadas tornando um caminhopara desenvolver a imaginação, expor suas emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, “Poderão cortar todas as flores, mas não poderão deter a primavera” ( Pablo Neruda)

Secretaria Municipal de Educação Vanir Ferreira Linares Filha:

A noite literária é um projeto, conforme Lei nº 799 de 09 de novembro de 2015, que teve sua primeira edição em 2017 e a cada ano vem tomando uma dimensão enorme em nosso municí­pio. A 3ª Noite Literária , a edição 2019, me surpreendeu mais ainda, pois a  participação e envolvimento dos professores junto com os alunos sob a orientação dos coordenadores, diretores, equipe pedagógica e mais a famí­lia vem se destacando de uma forma fantástica. Os educadores tentam incentivar os alunos a ler, pois a maioria dos jovens, principalmente, não gostam de ler, e hoje a leitura é essencial, através dela, adquirimos conhecimento e informações de tudo. Estou orgulhosa de fazer parte desses momentos, pois como educadora sempre defendi a importância da leitura e do expressionismo da criança, a leitura, dança e o teatro é um trabalho que oportuniza resultados incrí­veis nas crianças e ver cada trabalho realizados por elas mesmos em exposição encheu meu coração de alegria, pois ali constatamos o trabalho de cada educador junto as nossas crianças, a criatividade de cada um.

í‰ com carinho que agradeço a todos os funcionários da Educação, sem exceção, que se envolveram neste evento, pois são merecedores de aplausos pelo sucesso. Deixo meus agradecimentos aos meus caros colegas secretários e a todos colaboradores que direto e indiretamente me apoiaram.

“Deus obrigado por iluminar o meu caminho. Minha vida tem sido marcada por realizações diárias, que í s vezes não dou o devido valor, mas eu sei que a graça de Deus se faz presente em todos os momentos da minha vida.”

 â€œLer, não é caminhar sobre as letras, mas interpretar o mundo e poder lançar sua palavra sobre ele, interferir no mundo pela ação. Ler é tomar consciáncia. A leitura é antes de tudo uma interpretação do mundo em que se vive. Mas não só ler. í‰ também representá-lo pela linguagem escrita e oral. Ler e escrever, dentro desta perspectiva, é também libertar-se. Leitura e escrita como prática de liberdade. (Paulo Freire)

Escola Municipal Joaquim Moreira Lopes:

Foi um momento importante onde as escolas entre outras entidades tiveram a oportunidade de expor um pouco de seus trabalhos e apreciar algumas atividades das outras instituições de ensino, buscando conhecimento para melhorar o aprendizado de nossas crianças! Aproveitamos a oportunidade e parabenizar a equipe da nossa escola, pais, alunos pelo esforço e dedicação na participação e organização nesse evento resgatando a cultura e despertando o talento de nossas crianças. Foram trás dias encanto, magia e muita diversão para todos que tiveram a honra de participar.

Depoimento EJA- Professores

A noite da literatura, novamente foi linda e muito, bem organizada um trabalho conjunto de toda a equipe Joaquim Moreira Lopes e de todos os professores, comdedicação esforço e coletividade. A exposição dos trabalhos de todos os alunos da escola foi de muito carinhoe foi  gratificante ver exposto os trabalhos dos alunos da EJA expostos com o mesmo zelo e carinho dos demais alunos. Só tenho a agradecer e parabenizar a todos nós.

Professores 1° ano: As turmas dos 1° anos participaram da 3° Noite Literária com belí­ssimas apresentações, foi maravilhoso o mundo mágico da literatura. Na qual tivemos a oportunidadede estarmos trabalhando com nossos alunos na sala de aula a  origem da escrita. Exposto no dia do evento

Professores 2° anos: No trabalho dos 2° anos a maioria dos pais participaram das atividades, percebemos que houve ensino aprendizagem significativo para todos, inclusive nos professores passamos a nos interessar mais pela história.

Professores 3° anos: A Noite Literária foi um sucesso, era ní­tida na expressão de cada criança, o encantamento pela cultura diversificada da qual os 3° anosparticiparam.

Professores 4° anos: A noite literária foram momentos encantadores, os alunos puderam apreciar sua própria produção de forma prazerosa, desfrutando de uma incrí­vel criatividade ao retratar a linha do tempo da Evolução da Escrita.

Professores 5° anos: A participação e o aprendizado dos alunos foram evidentes, diante de tantos trabalhos lindos. A alegria de ver seus trabalhos expostos para comunidade e familiares nos deixaram contagiantes. Os 5° anos com gáneros textuais, mostraram a evolução da escrita.

Escola Municipal Adroaldo da Cruz:

A Escola Municipal Adroaldo da Cruz, proporcionou a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores, relacionados í  Literatura. Esse evento foi de grande valia, por que a literatura infantil pode, para muitos, parecer brincadeira, mais na realidade é um marco inicial da cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor da Educação Infantil e Séries Iniciais. Por que nesta fase as criançasadoram ouvir historias que envolve o mundo imaginário, a boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligáncia, interação e é fonte de divertimento e prazer que trazem bons resultados para o aprendizado dos nossos alunos. A Diretora Rosa Alves de Oliveira, juntamente com a coordenação, professores e funcionários administrativos, agradece a todos que se fizeram presente neste evento.

SESI

Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é um dos pilares nos projetos desenvolvidos na Biblioteca do Sesi –  Indústria do Conhecimento de Aral Moreira. Na noite literária, buscamos levar um espaço de leitura, com opções de livros, gibis e jogos pedagógicos que incentivam a curiosidade da criança em buscar conhecer o mundo a sua volta, bem como a realidade e a cultura em que vive. Temos a convicção de que um hábito desenvolvido na infância perdurará pela vida inteira, por isso a importância de estimular nossas crianças í  leitura e a busca por novos conhecimentos e principalmente a não esquecer de sua cultura, pois essa, molda quem somos. 

Edevagno Pereira da Silva, Presidente do Sinted e Tutor da UNIGRAN:

A Noite Literária é um evento único na semana de aniversário da cidade. Um evento onde aflora o que de melhor a educação produz para nossas crianças e para a comunidade em geral. A organização das escolas, os profissionais da educação e a SEMEC atravéssecretaria Vanir e sua equipe estão de parabéns por mostrar que vale a pena investir nas nossas crianças e consequentemente nos profissionais que diariamente se dedicam de corpo e alma dado seu melhor dentro das escolas.

ESCOLA MUNICIPAL ESCOLA GIL NORBERTO SANTA ROSA LOPES

Reconhecer a importância da literatura infantil é incentivar a formação de hábito de leitura na idade a qual todos os hábitos se formam, neste sentido a literatura infantil é um caminho que a criança a desenvolver a imaginação,emoções e sentimentos  de forma prazerosa e significativa.

Eufrazia Fagundes Marques: 

“O evento foi muito bom, desde a exposição dos trabalhos ate as apresentações. Observa-se que esse evento cresce a cada ano, crescendo também a participação da comunidade”

Wilson Gonçalves de Oliveira,Vice-prefeito e secretário de obras:

A noite da Literatura e Cultura foi algo criado com muita finalidade, de suma importância para o desenvolvimento de nossas crianças, influenciando na linguagem de expressão, no hábito a ler, dando vida ao imaginário. Parabenizo a Prefeitura Municipal de Aral Moreira e principalmente a nossa Secretaria de Educação: VanirLinares e toda sua equipe pelo belo trabalho desenvolvido.

Escola Municipal Venita Ribeiro Marques:

 A escola Municipal Venita Ribeiro Marques marcou presença na terceira noite literária e foi um momento importante onde as escolas entre outras entidades tiveram a oportunidade de expor um pouco de seus trabalhos e apreciar algumas atividades das outras instituições de ensino, buscando conhecimento para melhorar o aprendizado de nossas crianças! Aproveito a oportunidade e parabenizo a equipe da nossa escola, pais, alunos pelo esforço e dedicação na participação e organização nesse evento buscando resgatar a cultura e despertando o talento de nossas crianças. Foi trás dias encanto, magia e muita diversão para todos que tiveram a honra de participar.

Escola Municipal Maria de Lourdes Fragelli:

“Tenho a certeza que a III Noite literária de Aral Moreira irá deixar muitas saudades e um gostinho de quero mais, pois é através destes eventos culturais que contribuem para que os estudantes conheçam e utilizem elementos construtivos da linguagem de forma reflexiva e funcional. Além disso, a Noite Literária visa resgatar a cultura de contar histórias, recitar poesias, despertar o gosto pela leitura, envolvendo a comunidade escolar interna e externa para assistir as mais belas apresentações, em um momento de descontração e inovação. Esse momento é muito esperadopois trabalhamos oralidade, a própria interpretação, a voz, a postura no palco. Tudo isso é muito importante para a vida dos estudantes, pois essas crianças e jovens irão para um mundo de uma competitividade muito grande, onde a voz deve ter vez!

CEINF:

 A 3ª Noite Literária de Aral Moreira promovido pela Secretaria de Educação (SEMEC) foi um verdadeiro sucesso, onde a comunidade Escolar Interna e externa participou deste grandioso evento proporcionando grande incentivo ao acesso í  leitura para a população aralmoreirense, em especial as crianças da Educação Infantil e series iniciais do Ensino Fundamental, provocando um certo encantamento por parte de quem participou e de quem visitou as barracas das Escolas em exposição de trabalhos literários e com lindas apresentações feitas pelas escolas e convidados de fora que vieram abrilhantar o evento deixando o espetáculo ainda mais bonito, evento este  proporcionando  diversão, conhecimento de mundo, sensibilidade e reflexão sobre a realidade. Segundo o quadro de professores desta Instituição afirma que “O encantamento é o reflexo dos desejos e anseios expressos como forma de demonstração dos sentimentos humanos” contribuindo para o enriquecimento intelectual e cultural de cada individuo desenvolvendo seu senso crí­tico e despertando-o para novas experiáncias.

Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa:

;Durante os dias 9 e 10 de maio, foi realizado o evento  ‘III Noite Cultural de Aral Moreira’, sendo este um momento mágico de aprendizado e contemplação. Os estandes destinados a cada instituição estavam repletos de encantamentos, da fantasia abstrata ao real tocável. Tudo, naquele local, transbordava o poder  maravilhoso do LER, do conhecer, do fantasiar.

As apresentações, sem exceções, faziam uma trajetória que encantava a todos. Dias e noites de puro áxtase que esperamos, se repita em breve.”.

APAE

Para nos da APAE foi muito importante esse evento, pois foi a primeira vez que participamos de um evento dessa magnitude. Houve o envolvimento dos pais, dos alunos, dos professores e da direção. Para uma participação efetiva, os alunos se empenharam muito para a confecção dos quadros expostos no evento.

 

Prof Jefferson Barbosa Machado:

;Participar da III Feira Literária de Aral Moreira, a convite da secretaria municipal de educação de Aral Moreira, foi simplesmente importante, pois a minha participação, como escritor nocivo, comprovou, dentre outros aspectos, o quanto uma pessoa da nossa terra, Aral Moreira, pode residir e estudar toda sua vida nas escolas municipais e públicas do respectivo municí­pio e, após colegial, buscar “vôo” em outros locais, mas sem perder a essáncia do sujeito fronteiriço, inquieto e sempre preocupado com causas relacionadas í  nossa fronteira. Acredito violentamente que a literatura humaniza, já dizia Antônio Cândido! Ela torna, em grande medida, o indiví­duo sensí­vel frente í s questões que acontecem no dia a dia em nossas práticas sociais. Nesse sentido, quem lá, escreve e faz literatura, certamente, por passa deixa marcas de fé e pegadas de gratidão;.  Professor Jefferson Machado Barbosa, professor da UEMS, Escola da autoria Antonio Pinto Pereira e Escola Multiensino. Doutorando em Letras pela UFMS.

Sargento da PM Pedro Paulo:

O hábito da leitura quando estimulado desde a infância ajuda a despertar na criança o senso crí­tico, a imaginação, emoções, sentimentos e a capacidade de expressar melhor suas ideias. Passa a conhecer outras formas de viver, pensar e agir, se abrindo a conhecimentos e aprendizagem quanto í  valores, costumes e comportamentos culturais. E foi isso que a Noite Literária de maneira lúdica e didática proporcionou a todos que prestigiaram o evento, o qual foi muito bem organizado de maneira que oportunizou principalmente as crianças a buscarem novos conhecimentos e habilidades.

Secretária de Finanças Josileia Rigo:

O ensino da literatura se fundamenta na leitura e resulta em uma prática dialógica que é o modelo ideal de educação a ser ofertada para nossas crianças. Esse ideal de ensino leva a criança a abrir seus horizontes uma vez que, a partir de sua própria experiáncia de leitura, age sobre sua comunidade, tendo condições para pensar sobre os fatos ocorridos ao seu redor, sendo capaz de expor opiniões e buscar seus direitos.

Vereadora Professora Verinha:

 A literatura sempre teve um papel importantí­ssimo no desenvolvimento intelectual de um ser humano,com esta visão temos investido na arte,na cultura de nossos alunos e acreditamos que tudo isso resultou nos trabalhos e apresentações expostos na Noite Literária com grande sucesso,um projeto que a cada ano vem se tornando uma referáncia para a nossa educação.

Secretário de Assistencia Social Emerson Milan:

 A Secretaria Municipal de Assistáncia Social de Aral Moreira participa da 3ª Noite Literária apresentando alguns aspectos da cultura local e alguns projetos que são desenvolvidos no CRAS Jardim Bela Vista por meio do Programa de Atenção Integral í  Famí­lia (PAIF) e os Serviços de Conviváncia e Fortalecimento de Ví­nculos (SCFV). Valorizar a cultura local, bem como a utilização da mesma para geração de renda entre famí­lias atendidas pelo Paif é um dos objetivos dos trabalhos desenvolvidos por esta gestão. Na feira foram levadas peças artesanais, que estão expostas í  venda na Casa do Artesão, foram apresentados alguns dos trabalhos artesanais e culinários desenvolvidos com as crianças que participam no Centro de Conviváncia e Fortalecimento de Ví­nculos Arte e Vida; os grupos do Paif também participaram com a distribuição de amostras de sabão lí­quido e degustação de pães e bolos feitos pelos próprios usuários que participam do projeto Cozinha Solidária, onde são instruí­dos com oficinas culinárias sobre o preparo e valorização do alimento em suas casas, bem como com oficinas educacionais e práticas sobre diferentes contextos em que estão inseridos. Esse espaço é propí­cio para apresentar a comunidade í  diversidade existente em nossa rica cultura, bem como valorizar os trabalhos dos partí­cipes da mesma já que todos ficam orgulhosos em demonstrar o que produziu, trabalhando assim a própria autoestima da população.  Agradecemos imensamente a oportunidade de participar deste tão valoroso evento que leva ao incentivo í  cultura e a leitura para nossa comunidade. Parabéns!

Equipe SEMEC:

Reconhecendo a importância da literatura e incentivar a formação do hábito, isto é, na infância, a literatura é um caminho que leva a todos a desenvolver a imaginação, emoções, sentimentos e alegria tendo nesta noite literária onde houve muito encanto e magia com belas apresentações de conteúdos trabalhados pelas escolas com ótima organização onde temos hábitos em um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.

Técnica Pedagógica Educação Infantil
Ana Clarita Sanches Miranda:

 Uma das principais funções da Noite Literária é resgatar a cultura de contar histórias, recitar poesia, despertar o gosto pela Leitura, desenvolver a criatividade, faz de conta envolvendo a comunidade escolar interna e externa para apreciar belí­ssimas apresentações culturais e trabalhos que foram desenvolvidos nas escolas pelas crianças e expostos em suas respectivas tendas, realizados pela Rede Municipal, Estadual e demais convidados que abrilhantaram ainda mais o evento realizado em nosso Municí­pio. Este momento estava sendo muito aguardado por toda a comunidade Escolar.

Câmara Municipal de Aral Moreira:

A Noite Literária foi um sucesso, evento que busca valorizar e resgatar a cultura, e dar valorao trabalho das nossas crianças que se empenharam para apresentar ótimos trabalhos, desenvolvendo a criatividade e resgatando o sorriso delas. Isso é muito importante para o municí­pio de Aral Moreira.

 Diretor Haroldo Mattos (lico):

Parabéns í  Secretaria de Educação, que através do prefeito Alexandrino Garcia, garante incentivo í  cultura literária dentro do municí­pio. Atitude esta louvável diante das grandes mudanças que ocorreram no paí­s nos último anos com relação a área cultural. Como dizia Monteiro Lobato: um paí­s se faz com homens e livros! Investir em literatura e cultura é tão primordial quanto investir na saúde e moradia. Não haverá mudanças substanciais se a classe polí­tica continuar virando as costas para os investimentos em cultura literária!! O ser humano mostra através de sua arte a sua singularidade, cria, recria, cópia, transforma o mundo que o rodeia, traduz a essáncia de um povo, de umas nação. Investir em projetos culturais possibilita a cidadania, a simbolização, a invenção e criação da realidade, possibilidade  de mudar nossa forma de ver o mundo, de dar novos sentidos,de talvez nos sentirmos gente, pluralidade, diversidade, parte ativa da história. Investir na cultura é papel do governante comprometido com a construção de uma sociedade que valoriza seu povo em todas as suas singularidades. Investir na cultura literária e investir em aprendizagem e educação, investir no social! Parabéns! As equipes escolares, os discentes e os organizadores do evento deram show nas apresentações!

2019-05-17 09:35:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.