Lançado neste ano em Caarapó, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), um programa da Polícia Militar de Caarapó em parceria com a prefeitura municipal vem colhendo bons frutos.
O Proerd, programa exclusivo das Polícias Militares, constitui uma forma de atuação direcionada à prevenção ao uso/abuso de drogas e a práticas violentas dentro e fora do ambiente escolar. O programa visa atender alunos dos 5º anos, abordando de forma lúdica e pedagógica assuntos relacionados às formas de tomadas de decisões com responsabilidade, apresentando as drogas lícitas e ilícitas e ensinando a dizer “Não as drogas”, como lidar e controlar os momentos tensos, estilos e formas de comunicação, como lidar e relatar o bullying em âmbito escolar e como ser um bom cidadão. O programa cria uma oportunidade de interação entre a Polícia Militar e os alunos, bem como com todos os membros das escolas, familiares de alunos, dentre outros, e assim melhor conhecer a problemática da comunidade e possíveis soluções.
Durante uma das aulas, o policial militar – cabo PM Martins -, foi surpreendido por uma aluna. Na carta, a aluna do 5º ano-B da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos, em nome da turma, expressou de forma espontânea seu agradecimento pela presença do policial na escola, ensinando o quanto o Proerd é importante para todos. A aluna destacou também o papel dos demais policiais no trabalho de radiopatrulha, onde ela expressa o seu agradecimento “aos outros policiais por cuidarem de nossa cidade”.
Neste ano o Proerd estima formar em torno de 500 alunos dos 5º anos das redes municipal e estadual de ensino.