Na última quarta-feira (27), o Governo de Mundo Novo e Câmara Municipal prestigiaram mais uma colheita de arroz no município, em seu terceiro ano consecutivo. O plantio está localizado na Fazenda Rio Paraná, na Estrada do Cascalho, próximo ao Porto Isabel.
Neste ano a produção chegou a 500 hectares (206 alqueires), ou seja, a área dobrou em comparação a 2023.
Com o plantio iniciado em dezembro de 2023 até 27 de março deste ano, foram colhidos 40 mil sacos de arroz, com expectativa de chegar próximo de 70 mil sacos.
Segundo o produtor Fabiano Giovanella, o produto está sendo enviado para Dourados, Rio Brilhante e Umuarama. Ele informou que o objetivo também é iniciar a produção de soja em outubro deste ano.
“A expectativa é que a gente possa dar um suporte para que ele possa construir um silo e fazer a pré-limpeza, a secagem e depois assim agregar mais valor com o produto já pronto, tendo um lucro maior”, citou o secretário de Agricultura, Geraldo Lopes.
Depois de 30 anos, a volta do plantio de arroz aconteceu numa parceria com empresários de Santa Catarina e através de investimentos pelo governo local, com adequação e cascalhamento de estrada – para melhorar o acesso até à plantação e trabalho de drenagem próximo ao local – realizado em 2022.
Estiveram presentes o prefeito Valdomiro Sobrinho, a vice-prefeita Rosária Andrade, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marcos Eustáquio, secretário municipal de Agricultura, Geraldo Lopes, secretário municipal de Infraestrutura, Waldemar Marinho, coordenadora municipal do Centro de Qualificação, Rose Cavalheri, vereador Evaldo Carlos e Dirceu Rigo, coordenador da Agraer no município.