O presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Caarapó (Simted), Apolinário Candado, participou na última quarta-feira (28), em Campo Grande da elaboração do Currículo Referáncia de MS, nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
O ato foi dirigido pelo secretário de Formação Sindical da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Onivan Correa e contou ainda com a presença da diretora da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais em Educação de Campo Grande), Adriana Banar e a presidenta do Simted de Pedro Gomes, Luzenir Severo dos Santos.
Com a homologação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em dezembro de 2017, faz se necessário que cada Estado reconstrua seu currículo (redes de ensino: estadual, municipal e particular), em MS o processo teve início em agosto, com a constituição da Comissão Estadual de Implementação da BNCC (SED, UNDIME, CEE, SINEPE, FETEMS e UNCME) em regime de colaboração onde todas as prefeituras municipais que assinaram um Termo de Intenção de Colaboração para co-construção de um Currículo único em MS.
Com a necessidade de descentralizar atribuições e fomentar a participação dos municípios a partir de diálogos com os(as) profissionais da educação pública e privada e, após a consolidação das contribuições através de consultas públicas, criaram-se as Comissões Regionais sendo compostas pelas Coordenadorias Regionais da SED, SEMED`s, CME`s e Sindicatos Municipais, que realizaram 13 seminários regionais a fim de apresentar a segunda versão do Currículo de Referáncia e reunir contribuições para mais uma versão preliminar do documento deste Estado.
Nos seminários, trabalhadores em educação debateram conteúdos de acordo com sua área. Sendo: educação infantil, língua portuguesa, arte, educação física, língua inglesa, espanhol matemática, ciáncias, geografia, história e ensino religioso.
Na quarta-feira (28), no Seminário Estadual – Currículo de Referáncia de MS, aconteceu a última etapa para finalizar as considerações das âAções Didáticaâ no referido documento (versão 4, com 1.212 páginas) com a participação de profissionais da educação de todo Estado.
Próximo passo, os redatores farão a sistematização e a entrega simbólica a Secretaria Estadual de Educação nesta sexta-feira (30), para homologação e posterior encaminhamento ao Conselho Estadual de Educação.
Fonte: CaarapoNews
2018-11-30 10:10:00