20.1 C
Amambai
terça-feira, 12 de novembro de 2024

Procons de MS se reúnem na Capital visando o fortalecimento do consumidor

Um dos primeiros serviços lembrado pelo consumidor, quando se sente injustiçado diante de uma prática comercial, por exemplo, como de telefonia, bancos ou educação, é o prestado pelos Procons. Esse sentimento unânime, de atuação efetiva na defesa de quem consome, está sendo reforçado com a realização do “XV Encontro dos Procons de Mato Grosso do Sul”, que acontece até amanhã (30.11), no auditório do Senac Terra das íguas, na Capital, tratando das relações de consumo e polí­ticas de defesa do consumidor em MS.

Em 32 municí­pios do Estado o órgão municipal de Defesa de Consumidor está implantado e com expectativa de chegar aos 40 em funcionamento até o final de 2018. O Procon do municí­pio de Bonito é um dos que já está pronto para atuar ainda neste ano.

Para a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistáncia Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, na qual a Superintendáncia para Orientação e Defesa do Consumidor  de Mato Grosso do Sul (Procon/MS) está ligada, o papel desempenhado pelos órgãos de Defesa do Consumidor vem se mostrando cada vez mais importante. “Podemos ver, seja pelo Procon Estadual ou pelos já implantados nos municí­pios, que existe uma procura por parte do consumidor, e isso significa que existe um bom diálogo e uma boa execução das demandas entre o órgão e quem dele necessita, beneficiando diretamente o consumidor. Se existe essa procura é porque as pessoas acreditam no trabalho desenvolvido”, ressaltou.

Da esq. para dir.: Jane Dietricha, da Defensoria Pública de MS; Marcelo Salomão, do Procon Estadual; Elisa Cleia Nobre, titular da Sedhast; Valdir Custódio, do Procon da Capital  e Nikolas Pellat, representando a OAB/MS. 

Também na mesa de abertura do Encontro, na manhã de hoje (29.11), o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, reforçou o fortalecimento do consumidor como parte principal do evento. “Dos debates vamos chegar í s proposições que poderemos implantar e assim estaremos beneficiando o consumidor. Ouvindo os parceiros, como os bancos, prestadoras e agáncias reguladoras, teremos meios de pensarmos em conjunto ampliando o debate em torno das principais reclamações”.

Do Procon de Campo Grande, Valdir Custódio, enalteceu os serviços prestados pelos Procons de MS, avaliando o desempenho como muito bom quando comparado ao cenário nacional. “Precisamos desses encontros para alinharmos ações e também sermos pautados. Creio que ampliar o debate e elevar ainda mais o ní­vel das discussões seja um dos objetivos para os próximos eventos”, sugeriu.

Dentre os participantes do encontro, representantes de empresas e dos Procons fomentam os debates. 

A programação do evento contempla temas como o transporte aéreo e fiscalização; ofertas e área de cobertura das empresas de telefonia; atendimento nas agáncias bancárias e oscilações nos preços dos combustí­veis, entre outros. Jane Inás Dietricha, da Defensoria Pública de MS e Nikolas Pellat, representando a OAB/MS, também compuseram a mesa de abertura do evento.

Como reclamar?

O Procon Estadual atende ao público na rua 13 de Junho, 930, no Centro de Campo Grande, das 7h í s 19h. O telefone de contato é o (67) 3316-9800. O órgão possui ainda o número 151 e o fale conosco do site, por meio do qual os consumidores podem esclarecer dúvidas que envolvam relações de consumo e fazer denúncias de produtos impróprios e vencidos, entre outras irregularidades.

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistáncia Social e Trabalho (Sedhast)

2018-11-30 08:15:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.