O Departamento de Trânsito e Transportes de Amambai (DETRAT) através de sua recém-criada diretoria de educação para o trânsito já está na fase de treinamento do seu vasto programa de educação para o trânsito, que deverá oportunizar para as escolas do município uma série de atividades culturais sobre o tema.
O superintendente do órgão, José Luís Karasek lembra que em seu artigo 74 o código de trânsito brasileiro (CTB) dispõe sobre a obrigatoriedade que determina í s entidades de trânsito em todos os níveis governamentaiso desenvolvimento deste tipo de trabalho.
O artigo citado por karasek diz que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsitoque devem criar suas próprias coordenações.
âí a primeira vez que Amambai conta com este tipo de trabalho. Temos í frente da coordenação o professor Luiz Cláudio que possui uma grande experiáncia no assunto. Seus trabalhos ganharam repercussão nacional através da participação no FETRAN (Festival Estudantil Temático sobre o Trânsito) ao longo de 6 anos. Estamos extremamente motivados para desenvolver um trabalho cada vez melhor, ainda mais porque contamos com um grande apoio do nosso prefeito, Dr. Bandeira, e do David Nicoline, gestor da Secretaria da Cidade , da qual o Detrat é parte integranteâ, disse Karasek.
A vida em trânsito
Apoiados por alunos e ex-alunos e pela SEMED, foi criado o programa âA vida em trânsitoâ que se compõe das seguintes atividades:
– Ciclo de palestras – destinado para crianças, adolescentes e adultos,aborda temas ligados ao trânsitodirecionados para cada faixa etária. Durante as palestras serão apresentadas esquetes de teatro que serão interpretadas pelo Grupo de Teatro GATA, composto por ex-alunos do projeto teatro na escola e que agora passarão também a comandar a direção dos espetáculos escolares. O programa será apresentado ao público em 23 de Novembro, em sua modalidade infantil e terá como público os alunos a Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi. Na oportunidade será dado início ao circuito que percorrerá todas as escolas de educação infantil e de ensino fundamental de séries iniciais e se estenderá até o fim do primeiro semestre de 2019.
– Mostra de Teatro Estudantil de Amambai Professora Branca KarasekâO primeiro evento deste tipo totalmente promovido pelo município de Amambai acontecerá no más de Abril de 2019, no auditório do próprio DETRAT e contará apresentação de 27 espetáculos teatrais em trás categorias.
– Sinalização educativa â Recentemente foi implementada no município a primeira faixa de pedestres 3D, um trabalho artístico que pretende chamar a atenção de motoristas e pedestres sobre a importância do respeito í sinalização. A execução dos trabalhos também conta com a participação de alunos da rede escolar e contemplará diversas regiões da cidade.
Segundo afirmou o diretor de educação para o trânsito do DETRAT, professor Luiz Cláudio, educar é uma estratégia muito mais viável e interessante do que punir. âTemos índices alarmantes de acidentes no município de Amambai e se não fizermos algo para transformar realmente a sociedade, isso deve piorar. Nos pautamos nos princípios da cortesia e generosidade na preparação das nossas propostas. Queremos promover a boa conviváncia, no trânsito e na vida e educação e cultura são os melhores caminhos para issoâ, afirmou. âí cada vez mais visível para a populaçãoamambaiensea atuação e o empenho do DETRAT para reverter o quadro preocupante que se instalou no trânsito loca; mas isso só ocorre porque existe uma preocupação pessoal do prefeito, Dr. Bandeira, em solucionar este problema, o que explica os grandes investimentos no setor que percebemos dia após dia; a criação da própria diretoria de educação do DETRAT é fruto distoâ, concluiu.
2018-11-07 11:11:00