Situação de emergáncia foi reconhecida por decreto estadual publicado dia 30 de outubro e parte dos maquinários já chegaram í Regional da Agesul em Amambai.
O Governo do Estado publicou na terça-feira, 30 de outubro, o decreto reconhecendo a situação de emergáncia decretada pelos quatro municípios em decorráncia dos danos provocados pelas chuvas e já começou a providenciar ajuda para Amambai, Tacuru, Iguatemi e Coronel Sapucaia.
Segundo o ex subsecretário das relações institucionais da Secretaria de Governo do Governo do Estado, Dirceu Lanzarini, que apesar de não estar na função oficialmente, acompanha as ações do Governo na região, parte dos maquinários para socorrer os citados municípios já chegaram na 11ª Residáncia Regional da Agesul (Agáncia Estadual de Gestão de Empreendimento), em Amambai, de onde serão distribuídos aos municípios impactados pelas intempéries.
Pelo cronograma elaborado pela Agesul, após reunião com os prefeitos dos municípios atingidos, Amambai vai receber cinco moto niveladoras, uma pá carregadeira, dois tratores de esteira e quatro caminhões caçamba.
Tacuru receberá uma moto niveladora, uma pá carregadeira e trás caminhões caçamba. Para Iguatemi são uma morto niveladora, uma pá carregadeira, um trator de esteira e quatro caminhões caçambas e para Coronel Sapucaia são 1 moto niveladora, um trator de esteira e dois caminhões caçamba.
Pelo acordo firmado entre a Agesul e as prefeituras, os maquinários, que além de Amambai são originários das residáncias regionais da Agáncia de Nova Andradina, Dourados e Ponta Porã, serão cedidos aos municípios para reforçarem suas frotas já com manutenção em dia e combustível, cabendo í s municipalidades forneceram motoristas no caso dos caminhões e operadores no caso dos maquinários, bem como arcar com as despesas decorrentes remuneração pelo trabalho, alimentação e estadia dos profissionais.
Segundo a Agesul a frota cedida dos municípios é exclusiva para o atendimento a localidades constantes nas relações de danos apresentadas pelos municípios e apontadas pela Defesa Civil Estadual.
Vilson Nascimento
2018-11-06 09:45:00