Neste último sábado (20) o vereador Patrick Erhart Pereira acompanhou as famílias selecionadas pelo PNCF na visita a fazenda Paulista, onde puderam conhecer o local onde cerca de 91 famílias irão se assentar.
O grupamento e formado por 91 famílias de trabalhadores rurais de Coronel Sapucaia e região que há muito tempo lutam por um lote de terra para trabalhar com o plantio de culturas perenes, como por exemplo a Erva-Mate, e/ou culturas temporárias, como a mandioca e milho. Consorciado a estas, serão desenvolvidos projetos de Piscicultura e hortifrutigranjeiro, onde o aproveitamento da água residuária da piscicultura pode ser usada para irrigar as plantações, fortalecendo a produção com a fertirrigação, gerando renda para as famílias e contribuindo para o meio ambiente. Parte do grupamento também opta pela pecuária de leite, visando a comercialização do leite e a produção de derivados como queijo. Outra parte opta também por criações como Avicultura e Suinocultura para produção de ovos e carnes, respectivamente. Estes projetos a serem implantados na Fazenda Paulista, visam atender a demanda dos municípios da região, visto que a mesma e cada vez maior, aquecendo a economia local com os produtos advindo da Agricultura Familiar.
O vereador Patrick, um grande defensor da Agricultura Familiar se mostrou muito feliz e satisfeito com projeto e acredita os produtores rurais são a base sustentação econômica dos pequenos municípios.
Trata-se de uma grande oportunidade de inclusão social das famílias de trabalhadores rurais do município.
Atividades produtivas pretendidas
- Culturas Perenes (Erva-Mate)
- Culturas Anuais (Milho, Mandioca)
- Piscicultura
- Hortifrutigranjeiro
- Pecuária de Leite
- Avicultura
- Suinocultura
Os animais da Suinocultura e parte da Avicultura serão comercializados em industrias locais para o processamento e distribuição no mercado regional. A comercialização do leite será feita através da generalização e o resfriamento para atender o município e região. A mandioca sera transformada em farinha e também será comercializada âin naturaâ, para atender o mercado regional. A produção de milho será usada sumariamente como alimento para os animais da avicultura. A produção advinda da Piscicultura será totalmente adquirida por cooperativas para ser industrializada e distribuída ao mercado regional. A produção do Hortifrutigranjeiro, derivados do leite e ovos, serão comercializados em mercados e feiras locais.
Fonte: Sapucaia News
2018-10-26 09:02:00