23.2 C
Amambai
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

IBGE mapeia endereços no Brasil: Confira os dados das cidades do Cone Sul de MS

Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, os resultados atualizados do Censo 2022, trazendo informações geográficas que marcaram uma mudança em relação aos censos anteriores. Pela primeira vez, além dos tradicionais dados demográficos, foram incluídas coordenadas geográficas e informações sobre os tipos de edificações nos endereços mapeados.

O levantamento abrange 111,1 milhões de endereços em todo o Brasil, destacando a predominância de domicílios particulares, como casas e apartamentos, que compõem a maioria dos registros (90,6 milhões). Estabelecimentos comerciais com “outras finalidades” aparecem em segundo lugar na composição dos endereços catalogados.

Os dados do IBGE também abrangem os 14 municípios da região do Cone Sul de Mato Grosso do Sul, composta por Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

O Cone Sul de MS possui 258.841 habitantes, 105.038 residências, 310 instituições de ensino, 313 hospitais e UBSs, 996 igrejas e templos, 3.673 construções, 11.549 estabelecimentos agropecuários e 14.600 endereços ligados ao comércio, cultura, prédios públicos e outros.

Confira o levantamento de cada município do Cone Sul (clique para ampliar):

A inclusão das coordenadas geográficas fornece precisão no mapeamento, o que pode ter implicações para o planejamento urbano. Ao contar com informações tão detalhadas, as autoridades municipais têm à disposição ferramentas mais robustas para planejar o crescimento das cidades e desenvolver políticas públicas específicas.

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.