No total houve 117 ocorráncias de problemas em 6.533 urnas eletrônicas
Em meio a reclamações divulgadas, principalmente, por meio de redes sociais sobre dificuldades no processo de registro dos votos, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) confirmou a existáncia de 117 ocorráncias envolvendo urnas eletrônicas no Estado, com a substituição de 61 equipamentos de um total de 6.533 â1,79% do total.
Conforme a assessoria da Corte, Campo Grande foi a cidade com o maior número de incidentes: 18 das 61 urnas substituídas estavam em seções eleitorais da cidade. Os demais incidentes envolvem equipamentos que demandaram atendimento de técnicos mas voltaram a operar.
Ao longo do dia, houve diversas acusações distribuídas via aplicativos de mensagens ou redes sociais apontando problemas envolvendo o registro de votos na Capital. Entre as situações relatadas estavam queixas quanto ao processo de votação encerrado antes de o eleitor confirmar o voto digitado.
A Justiça Eleitoral informou que, nestas situações, o eleitor poderia registrar a reclamação em ata ou mesmo registrar boletim de ocorráncia na Polícia Federal. Além disso, partidos políticos estão autorizados a solicitar a auditoria das urnas.
Fonte: DouradosNews
2018-10-08 12:26:18