20.3 C
Amambai
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Amambai poderá perder Vara da Justiça do Trabalho

Segmentos se unem para manter a Vara que atende também municí­pios como Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Após luta de décadas para conquistar e inclusive ceder espaço para a construção da sede própria, Amambai poderá perder a Vara da Justiça do Trabalho.

Está em curso um processo administrativo impetrado pela Amatra (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 24ª Região/MS), que pede a transferáncia da Vara da Justiça do Trabalho de Amambai para o municí­pio de Trás Lagoas, que já tem duas varas trabalhistas, mas a demanda seria para quatro, segundo a Associação.

Segundo o presidente da Amatra, o juiz trabalhista Christian Gonçalves Mendonça, por questões de contenção de gastos, o Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT) recomenda que varas trabalhistas com menos nos 600 processos em trâmite/ano devem ser substituí­das por postos de atendimento e a Vara da Justiça do Trabalho de Amambai, que chegou a ter essa demanda volumada pelo número de ações envolvendo indí­genas e usinas, hoje apresenta números inferiores.

Segundo Dr. Christian Gonçalves, com a remoção da Vara do Trabalho, Amambai passaria a contar com um posto de atendimento, com audiências mensais, que segundo ele, seria o suficiente para atender a demanda.

Segmentos se unem pela manutenção da Vara

A notí­cia do pedido de remoção da Vara da Justiça do Trabalho local, que além de Amambai abrange também outros quatro municí­pios da região, gerou reação de segmentos da sociedade amambaiense, que além da perda dos serviços, deixará o municí­pio um pouco menos representativo como polo regional.

Durante visita do presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul (TRT/MS), desembargador João de Deus Gomes de Souza, ao municí­pio na sexta-feira, dia 21 de setembro, o presidente da 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Rodrigo Simões, acompanhado por uma comissão de advogados e a procuradora jurí­dica da Casa de Leis, Dra. Marinéia Gonçalves Dutra Azuma, representando a Câmara Municipal, realizaram a entrega de ofí­cios ao presidente, pedindo a manutenção da Vara Trabalhista em Amambai.

Para a OAB e para o Poder Legislativo a remoção da Vara da Justiça do Trabalho de Amambai vai trazer grandes prejuí­zos para todos os setores da sociedade do municí­pio e da região.

Segundo a juí­za do trabalho, Dra. Fátima Regina de Saboya Salgado, que há treze anos atua no municí­pio, hoje a Vara da Justiça do Trabalho em Amambai presta um atendimento de qualidade e proporciona resposta rápida í  demanda de seus jurisdicionados, fator que deixará de acontecer, caso seja reduzida a um posto de atendimento.

A Vara do Trabalho

A Vara da Justiça do Trabalho, que abrange também os municí­pios de Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru e atendendo a uma população estimada em 90,3 mil habitantes, foi instalada em 1.990 em Amambai e em 2012 ganhou sua sede própria no municí­pio.

Fonte: A Gazeta News 

2018-09-26 14:26:08

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.