Os dois principais canais de televisão do país desligaram o sinal analógico em vários municípios da região. Primeiro foi o SBT, na última semana. Nesta, a TV Morena desligou o sinal analógico da Globo, conforme decreto do governo federal que definiu o encerramento das atividades de sinal analógico para o último dia 15 de dezembro e para junho de 2025.
Segundo Pedro Ferreira, da TV Morena, a emissora já desligou o sinal de 45 municípios. Destes, dez ainda não contam com o sinal da emissora no digital. Segundo o Ministério das Comunicações, se o município já tem instalado o sinal digital, o analógico deve ser desligado. Os que não tiveram a instalação, terão que enviar um pedido e o prazo final para o fim da transmissão analógica é 2025.
O que ocorre em várias cidades é que o digital foi instalado, mas não na mesma proporção de oferta que havia no analógico. Ou seja, em alguns municípios, a população passa a ficar sem o sinal do SBT ou Globo.
Em Mundo Novo, os dois sinais estão disponíveis para a população. Os desfalques serão os sinais da Record, hoje só liberado no analógico, Educativa e Novo Tempo. Em contrapartida, alguns canais públicos estão liberados (TV Brasil 1 e 2), Canal Educação, Saúde, TV Câmara e TV Senado).
Para ter acesso ao sinal digital, basta ter uma televisão com esta tecnologia (vendidas nos últimos dez anos) ou um conversor para as televisões antigas (o custo fica entre R$ 70,00 e R$ 130,00). A antena é a mesma da analógica, de preferência externa. Em setembro, mais de mil kits foram entregues, em Mundo Novo, para os cadastrados no Cad Único que se inscreveram no prazo.