24.9 C
Amambai
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Promotor de Justiça visita Tacuru e acompanha ações da Secretaria de Meio Ambiente

 (Assessoria da prefeitura de Tacuru)

Nesta Quinta Feira 23 de agosto de 2018, o excelentí­ssimo promotor de Justiça da comarca de Iguatemi- MS,  Dr.  Thiago Barbosa da Silva, esteve fazendo uma visita ao municí­pio de Tacuru-MS para avaliar a gestão dos resí­duos sólidos urbanos, bem como a UTCR (Unidade de Triagem e Compostagem de Resí­duos Sólidos). 

Após acompanhado pelo Secretário de Meio Ambiente Edmundo Tancredo Rodrigues em uma vistoria, orientou a atual administração quanto a adequações, como a substituição da cobertura do barracão de triagem e aquisição de  equipamentos e insumos para uma otimização no serviço de triagem e produção de composto. Em seguida teve uma breve conversa com os membros da ACMART (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tacuru), perguntando sobre as condições de trabalho e quais as principais dificuldades a serem superadas

A presidente da Associação Cecí­lia Gomes Baez, falou sobre a morosidade e dificuldade da execução do serviço devido a falta de uma esteira, mas que isso já está sendo providenciado, pois a compra desse equipamento encontra-se em processo licitatório e que em breve essa dificuldade será superada.

O Dr. Thiago ficou satisfeito com os avanços e comentou sobre a forma como este local encontrava-se antes, a diferença com a reforma, a atual organização, aproveitamento dos materiais recicláveis e produção de composto. Ele também perguntou sobre a destinação dos resí­duos dos Grandes Geradores, onde o Secretário informou que está tentando fazer parcerias com os Grandes Geradores para que esses resí­duos sejam triados e aproveitados pela ACMART. O promotor solicitou então cópia dos termos de parceria, que serão remetidos assim que firmados. 

Atendendo ainda a questões Ambientais,  o Dr. Thiago foi até a rua Izidora Vilhalva esquina com a rua Silvestre Luiz Botta, para verificar o processo erosivo que avança para cidade e põe em risco os moradores, perguntou então se havia alguma ação para recuperação daquele local e se as curvas de ní­vel já haviam sido levantadas nas propriedades particulares acima, para conter as aguas pluviais que sobrecarregam o córrego Tacuru. O Sr. Edmundo informou que já houve uma conversa com todos os proprietários e todos se comprometeram a refazer as curvas de ní­vel e comentou sobre a existáncia de um projeto para recuperação de íreas de Risco realizado em parceria com a Defesa Civil, que contemplaria todo perí­metro noroeste da cidade que é margeado pelo córrego Tacuru e que encontra-se protocolado em Brasí­lia e em processo de análise.  

ENTREVISTA

;"

As 10:15 da manhã, nos estúdios da Rádio Ondas Verdes 104.9, no programa Conexão 104, apresentado pelo Locutor DJ Maycom, o Excelentí­ssimo Promotor concedeu uma entrevista onde os temas a serem discutidos eram: Queimadas Urbanas; disposição de resí­duos em locais públicos e privados; e sobre a punição com multa pela lei municipal 1.397 de 28 de maio de 2018.

Essa entrevista contou também com a presença Ilustre do Excelentí­ssimo Delegado de Polí­cia Civil  Dr. Ulisses Nei de Brito Santos, do Agente de polí­cia Cristiano Borba e do Secretário Edmundo que após indagado pelo locutor sobre a lei em questão iniciou comentando sobre a dificuldade em implementar mudanças e justifica a importância da presença do Promotor e do Delegado para mostrar a população que essa lei não é uma invenção da Atual administração, mas sim que essa lei vem para tentar educar a população a respeitar a lei federal 9.605 de 12 de fevereiro de 1.998, que desde essa data proí­be as queimadas urbanas e disposição de resí­duos. 

O Promotor inicia relatando o histórico de Tacuru sobre resí­duos sólidos em outras administrações e enaltece os avanços conquistados nessa área pela atual administração, explica então, que o problema da queima de “Lixo” resí­duos sólidos ou matéria orgânica,  poderia ser punido com um flagrante policial, a abertura de um inquérito e a penalização de 1 a 4 anos de prisão e multa, pois é essa a determinação da LF 9.605, e que no entanto, essa lei municipal 1.397, é apenas uma medida administrativa que tenta resolver o problema de forma mais amena, para com as pessoas que não a cumprirem, mas que sem dúvida é uma excelente iniciativa e que terá todo o seu apoio, nos casos onde houver resistáncia ou reincidáncia, além da multa o ministério público poderá abrir um processo contra os autores.

Dr. Ulisses Falou sobre sua posse recente como Delegado na Delegacia de Tacuru e que a Polí­cia Civil estará í  disposição tanto no auxí­lio a fiscalização quanto em casos de resistáncia ou desrespeito a essa lei, que o municí­pio precisa de iniciativas como essa para que a sociedade tenha uma maior responsabilidade para com o local onde vivemos. O locutor DJ Maycom agradeceu a todos pela presença e pelas informações de suma importância prestadas a população e disse que a Rádio Ondas Verdes estará sempre í  disposição para tratar de quaisquer assuntos de interesse da comunidade.  

;"

2018-08-31 12:22:41

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.