O alerta começa a partir da meia noite desta sexta-feira, dia 24 de agosto e segue até o sábado, dia 25.
Vilson Nascimento
A Defesa Civil (DC) emitiu, no final da tarde dessa quinta-feira, 23 de agosto, alerta de risco temporal para Amambai e toda a região.
Segundo o coordenador da Defesa Civil em Amambai, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, o alerta emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climático, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), indica possibilidade de tempestade, com chuva forte e risco de vendaval seguida de descargas elétricas para Amambai e toda a região.
O alerta, segundo a Defesa Civil de Amambai, começa a partir da meia noite desta sexta-feira, dia 24 de agosto e segue até o sábado, dia 25.
Temporais são comuns nessa época
Temporais com queda de granizo, ventos e chuvas fortes são comuns nesta época do ano na região Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o subtenente Wilson Vicente Ferreira, levantamentos realizados apontam que nos últimos anos, temporais com as mesmas magnitudes são registrados em toda a região, especialmente na faixa de fronteira com o Paraguai.
Segundo o militar, o período de maior incidáncia dos fenômenos naturais, que chegam inclusive a gerar pequenos tufões, vai do más de agosto até o final do más de novembro.
A maior catástrofe provocada por fenômenos climáticos em Amambai ocorreu em outubro do ano de 2009 quando uma intensa chuva de granizo seguida de ventos fortes danificou, segundo levantamentos realizados na época, 1,5 mil casas em perímetro urbano, a maior parte na região da Vila Cristina e mais cerca de 500 na zona rural, a maioria na Aldeia Amambai.
Em novembro de 2015 uma espécie de tornado atingiu a zona rural do município, causando grandes prejuízos aos moradores, na rodovia MS-156 com destino a Tacuru, na região que abrange a base da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE).
Após a passagem do suposto tornado, chuvas intensas passaram a cair em toda a região provocando enormes estragos, principalmente nas zonas rurais dos municípios.
2018-08-23 21:15:51