23.2 C
Amambai
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Na ONU, o Brasil ratifica Tratado sobre o Comércio de Armas

Em trás meses, o Brasil fará parte oficialmente do grupo de paí­ses que ratificaram o Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA). O governo brasileiro já fez, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York (EUA), o depósito do instrumento de ratificação do tratado.

A medida é uma das formalidades internacionais necessárias para o paí­s tornar-se, a partir de 12 de novembro de 2018, Estado-Parte do tratado. Com a ratificação, o Brasil reafirma seu compromisso com o combate ao tráfico ilí­cito de armas e com o tratamento equilibrado e legí­timo do comércio do setor.

O TCA é o único instrumento juridicamente vinculante voltado para a regulação de transferáncias de armas convencionais, segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

Na próxima semana, entre os dias 20 e 24, representantes do Brasil participam da 4ª Conferáncia dos Estados-Parte do TCA (CSP4), em Tóquio (Japão).

O TCA estabelece normas para todas as transferáncias internacionais de armas convencionais. Também estabelece requisitos de cumprimento obrigatório pelos paí­ses para revisão de contratos de armas exportadas, de tal forma que não sejam utilizadas em ações de violações de direitos humanos nem em desrespeito í  legislação humanitária, como terrorismo e crime organizado.

Em junho, o presidente Michel Temer ratificou o tratado e comemorou os avanços da iniciativa: ;Com mais cooperação, estamos fortalecendo a segurança pública e prevenindo violações dos direitos humanos;, destacou, na ocasião.

Fonte: Agáncia Brasil

2018-08-16 18:48:47

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.