35.2 C
Amambai
quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Caarapó terá Dia D de vacinação antirrábica no próximo sábado

A vacina antirrábica deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva, que é uma doença fatal e não tem cura. Foto Ilustrativa: Freepik

Dilermano Alves/Assessoria

A prefeitura de Caarapó prepara, para o próximo sábado, o Dia D de vacinação contra raiva para cães e gatos. A campanha tem a coordenação do Departamento de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal de Saúde.

Serão instalados 11 postos de vacinação na cidade de Caarapó, que funcionarão das 8h í s 16h30, nos seguintes locais: ESF I a V, Escola Rui Barbosa, Escola Cândido Lemes, Escola Joaquim Viana, Praça Central, Clube dos Trabalhadores e Sal Minuano.

O Departamento Municipal de Vigilância Sanitária informa que a campanha deste ano terá os mesmos moldes das anteriores, mas com um diferencial: não será fornecida vacina para que os animais sejam vacinados em casa. Conforme nota informativa da Superintendáncia de Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, “é terminantemente proibido entregar vacinas aos proprietários dos cães e/ou gatos, delegando aos mesmos a responsabilidade da vacinação de seus animais”. A í­ntegra da nota pode ser conferida AQUI.

A vacina, que deve ser administrada anualmente, é a principal forma de prevenção e controle da raiva, que é uma doença fatal e não tem cura. A imunização deve ser atualizada uma vez a cada 12 meses em cães e gatos acima de trás meses de idade, porém, somente em animais em bom estado de saúde. Caso o animal tenha sido desvermifugado recentemente, deve-se respeitar o prazo mí­nimo de 10 dias entre o uso do vermí­fugo e a vacina. Não há contraindicação para fámeas prenhas ou em lactação, porém, é recomendado que esses animais sejam manipulados com cuidado, evitando estresse dos mesmos.

O Departamento Municipal de Vigilância Sanitária sublinha ainda que, para evitar acidentes, é importante que o animal seja conduzido até o posto de vacinação por um adulto, com coleira e guia, e que permaneça no local apenas o tempo necessário para tomar a vacina. Aqueles animais com comportamento agressivo e os de grande porte devem ser levados com focinheira.  

2023-09-18 08:51:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.