23.7 C
Amambai
quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Guampa da discórdia: monumento é alvo de briga entre prefeitura e concessionária

Prefeitura de Caarapó entrou com ação após ter sido notificada pela CCR MSVia a retirar guampa de canteiro

Guampa e letreiro instalados em canteiro na BR-163 em Caarapó. (Foto: Portal da Cidade) Lucia Morel/Campo Grande News

Monumento de guampa de tereré em homenagem a Caarapó, cidade a 283 km de Campo Grande, é foco de briga judicial entre a prefeitura e a concessionária CCR MSVia. Em setembro do ano passado, a guampa gigante foi instalada em canteiro da BR-163 e, no mesmo más, a prefeitura recebeu notificação para que fosse retirada. Isso não ocorreu, mas a escultura continua sub judice, juntamente com letreiro que leva o nome da cidade, continuam instalados.

Pedido judicial da Prefeitura de Caarapó de setembro de 2022 ocorreu depois de notificação da CCR para que a escultura e o letreiro fossem retirados. Tal medida foi solicitada após a concessionária ser comunicada da irregularidade pela ANTT (Agáncia Nacional de Transportes Terrestres). A empresa foi notificada em 8 de setembro do ano passado por instalação irregular e sem autorização. Há pena de multa í  CCR caso o monumento seja mantido.

Guampa instalada no ano passado. (Foto: Reprodução processo)

Segundo o municí­pio, o letreiro foi retirado para reforma e a guampa instalada enquanto isso. Ou seja, a palavra “Caarapó” já era mantida em canteiro da BR-163 próximo ao Terminal Rodoviário da cidade há alguns anos, sem que tivesse havido qualquer reclamação até então. Também alega que o local não é de domí­nio exclusivo da empresa, mas faz parte da área urbana do municí­pio.

Para a empresa, entretanto, “o que deve ficar claro é que o fato de a rodovia passar pela área urbana do Municí­pio não lhe autoriza intervir na faixa de domí­nio, até porque ela continua sendo de natureza federal, sendo correto que não se transmuda por conta desta situação, o que aparentemente o impetrante ignora ou desconhece”.

Em 15 de setembro de 2022, mesmo dia em que a prefeitura entrou com ação para que a escultura seja mantida, a juí­za da 2ª Vara de Caarapó, Camila de Melo Mattioli Pereira, deferiu o pedido liminar do municí­pio.

A CCR recorreu e, em acórdão da 3ª Câmara Cí­vel, de abril deste ano, os desembargadores decidiram acatar o recurso e suspenderam a decisão de 1º grau. O mesmo acórdão, entretanto, manteve a situação judicializada, determinando que o processo seja redistribuí­do.

Notificação da ANTT í  CCR MSVia. (Foto: Reprodução processo)

O monumento, depois de ser retirado para reforma no ano passado, voltou ao local de origem em fevereiro deste ano e continua lá. Segundo o municí­pio, haverá pedido formalizado í  ANTT para manutenção da estrutura. 

2023-09-04 12:44:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.