24.9 C
Amambai
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Com filiações de Donizete Viaro e Gilson Cruz, PSDB passa a ter 11 dos 14 prefeitos do Conisul

Nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, ingressa í s fileiras tucanas o prefeito de Juti, Gilson Cruz, e na sexta-feira, dia 1 de setembro, acontece a filiação de Donizete Viaro, prefeito de Paranhos.

Os prefeitos Donizete Viaro, de Paranhos, (e) e Gilson Cruz, de Juti. Eles consolidam filiação ao PSDB nesta semana. (Fotos: Divulgação) 

Vilson Nascimento/Grupo A Gazeta

Partido com maior número de prefeitos no Estado e uma grande quantidade de vereadores, em Amambai, por exemplo, tendo 7 dos 13 vereadores da atual legislatura, o PSDB de Mato Grosso do Sul, que também tem o atual governador do Estado, Eduardo Riedel, está consolidado como uma das siglas mais fortes de MS e inclusive é destaque no cenário polí­tico nacional.

Em atos de filiações realizados no más de maio desse ano nas cidades de Tacuru e Iguatemi com a presença do ex-governador de MS e presidente do Partido da Social Democracia Brasileira no Estado, Reinaldo Azambuja e do Sérgio de Paula, importante liderança e articulador polí­tico do partido em MS, o PSDB ganhou mais dois prefeitos.

Com as chegadas de Rogério Torquetti, prefeito de Tacuru e ex-Patriota, e do Dr. Lí­dio Ledesma, prefeito de Iguatemi, ex-PP, o PSDB passava a contar, naquela ocasião, com 9 dos 14 prefeitos dos municí­pios que integram o Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul) e esta semana a sigla vai ampliar ainda mais o número de prefeitos no âmbito do Consórcio Intermunicipal, passando a contar com 11 dos 14 prefeitos.

Em ato previsto para acontecer í s 19h deste dia 31 de agosto, quinta-feira, no São Paroquial da Igreja Matriz local com a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja e comitiva, vai ingressar ao ninho tucano o prefeito de Jutí­, Gilson Cruz, até então no PSD.

No dia seguinte, sexta-feira, 1 de setembro, em solenidade prevista para acontecer í s 10h da manhã no plenário da Câmara Municipal local, em Paranhos, também com a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja, de Sérgio de Paula e lideranças locais e regionais, será a vez do prefeito Donizete Viaro, ex-MDB, ingressar oficialmente no PSDB.

Entre os 14 municí­pios do bloco, Aral Moreira (Alexandrino Garcia), Amambai (Dr. Edinaldo Bandeira), Caarapó (André Nezzi), Naviraí­ (Rhaí­za Matos), Mundo Novo (Valdomiro Sobrinho), Japorã (Paulo Cesar Franjotti), Iguatemi (Dr. Lí­dio Ledesma), Tacuru (Rogério Torquetti) e Sete Quedas (Chico Piroli), são administrados por prefeitos do PSDB.

Com a chegada do prefeito Donizete Viaro e do prefeito Gilson Cruz, Paranhos e Jutí­ também passarão a ser administrados pelo PSDB e esse número pode aumentar ainda mais, tendo em vista que o prefeito de Itaquiraí­, Talles Tomazelli, hoje no PP (Partido Progressista) também poderá migrar em breve para o PSDB.

Talles Tomazelli confirma que já recebeu o convite, tanto por parte do ex-governador Reinaldo Azambuja quanto do atual governador Eduardo Riedel e está analisando com muito carinho a proposta de ingressar ao ninho tucano.

Tirando as 11 prefeituras, já contando com Jutí­ e Paranhos, hoje administradas pelo PSDB, apenas Itaquiraí­, do prefeito Talles Tomazelli, Eldorado do prefeito Aguinaldo dos Santos, o “Léo”, do Patriota e Coronel Sapucaia, do prefeito Rudi Paetzold, do MDB não são administrada por prefeitos do Partido da Social Democracia Brasileira.

í€ reeleição

Dos 11 municí­pios administrados pelo PSDB no âmbito do Conisul em pelo menos cinco deles, Paranhos, Tacuru, Naviraí­, Jutí­ e Iguatemi os prefeitos atuais poderão ir a reeleição em 2024. Em Aral Moreira, Sete Quedas, Japorã, Mundo Novo, Caarapó e Amambai os atuais prefeitos estão concluindo seus segundo mandatos e buscarão fazer seus sucessores.

O prefeito de Itaquiraí­, Talles Tomazelli, com o governador Eduardo Riedel. Pré-candidato a reeleição, ele estuda convite e também poderá ingressar nas fileiras tucanas em breve. 

Deputados estatuais e federais

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o PSDB conta com seis deputados estaduais, sendo que trás deles, Zé Teixeira (2º vice-presidente), Mara Caseiro (3ª vice-presidente) e Paulo Corráa (1º secretário) fazem parte da mesa diretora da Casa de Leis.

Lia Nogueira, Jamilson Name e João César Mattogroso completam a bancada tucana na ALMS.

Na Câmara Federal, em Brasí­lia, o Partido da Social Democracia Brasileira de Mato Grosso do Sul conta com trás deputados federais. Beto Pereira, Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira.

2023-08-30 21:36:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.