Dilermano Alves/Assessoria
Equipe da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura da prefeitura de Caarapó faz plantão na Vila São Jorge e por lá permanecerá por um bom tempo. A razão é o início das obras de pavimentação asfáltica que beneficiam a localidade, que estão sendo executadas nas ruas Ramão Vargas de Oliveira, Antônio Menegatti Filho e Cuiabá, segundo publicou o prefeito André Nezzi em suas redes sociais.
As obras integram o Programa Asfalto no Bairro, iniciativa da administração municipal de Caarapó que tem por objetivo ampliar a pavimentação asfáltica na sede do município. Os projetos são financiados com recursos próprios e executados por equipe da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, por administração direta. A Câmara de Vereadores participa ativamente do processo mediante a devolução sistemática de recursos do duodécimo í prefeitura.
Recentemente, relatório da Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, divulgado pelo secretário Roberto Sanches Nakayama, mostrava que diversas ruas de bairros centrais e da periferia da cidade de Caarapó foram ou estavam sendo beneficiadas com obras de infraestrutura urbana: Jardim Shalom (Rua da Saudade e Ruas Goiás); Distrito Industrial I (região do Jardim Campo Dourado, proximidades do Mercado Angélica III) e ruas Mato Grosso, Rui Barbosa, Paraná e Arcánio Cardoso; Jardim Adonai â Etapa I concluída; Bairro Santo Antônio â todas as ruas; Vila Planalto â ruas Felipe dos Santos, Av. Duque de Caxias e Av. Fernando Correa da Costa. Eram cinco frentes de obras, incluindo o distrito de Cristalina, com asfalto destinado para as ruas Rui Barbosa, Dom Pedro II, Floriano Peixoto e Padre José de Anchieta.
Em relação ao distrito de Nova América, há previsão de execução de novos projetos de infraestrutura na localidade, para os quais o prefeito André Nezzi busca parcerias com parlamentares sul-mato-grossenses no Congresso Nacional.
As obras de pavimentação asfáltica trazem diversos benefícios para a população. A melhoria da mobilidade urbana é um exemplo, uma vez que o asfalto proporciona uma superfície lisa e estável, tornando as vias mais adequadas para o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres. Isso reduz o tempo de deslocamento e melhora a fluidez do trânsito. Além disso, a pavimentação asfáltica proporciona segurança viária, considerando que, com a pavimentação asfáltica, reduzem-se os riscos de acidentes relacionados a buracos, lama e irregularidades nas vias. As vias pavimentadas também tám melhores condições de sinalização, o que contribui para a segurança dos usuários.
A pavimentação asfáltica também facilita o acesso aos serviços essenciais, como saúde, educação e segurança, possibilitando que veículos de emergáncia e transportes públicos circulem com mais eficiáncia.
As vias asfaltadas atraem investimentos e melhoram o ambiente de negócios em determinada região, proporcionando desenvolvimento econômico. O desenvolvimento do comércio e indústria local é impulsionado pela melhor infraestrutura de transporte.
Por fim, obras de pavimentação asfáltica promovem valorização imobiliária, tendo-se em conta que propriedades localizadas em áreas com infraestrutura de transporte bem desenvolvida tendem a se valorizar ao longo do tempo, beneficiando os proprietários e a economia local.
2023-08-01 08:39:00