Redação Grupo A Gazeta
O município de Tacuru se prepara para uma noite cultural e educativa com a peça teatral ;Juliana e Romão: Um Caso de Separação;. O evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 1º de agosto, í s 19h30, no Ginásio de Esportes Mancini E. Lopes â e será gratuito para toda a população.
O espetáculo utiliza diferentes perspectivas dos pais de Juliana e Romão para abordar questões ambientais e ressaltar a relevância da coleta seletiva. De forma divertida e envolvente, a peça incorpora elementos de teatro, circo, dança e música, destacando os impactos positivos desse trabalho na sociedade e na vida dos catadores.
Produzidas pelo Espaço Sou Arte, com o apoio da Itaipu Binacional, PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), as apresentações tám sido realizadas em diversas cidades da região, levando aprendizado para pessoas de todas as idades. Nessa edição em Tacuru, a Prefeitura também oferece apoio ao evento, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA).
Importância da coleta seletiva
A coleta seletiva é um processo abrangente que engloba desde a conscientização da população sobre a importância de realizar a separação adequada dos resíduos até a implementação de infraestrutura apropriada para tornar esse sistema eficiente. Com campanhas educativas e informações claras, é possível incentivar os cidadãos a participarem desse processo, ajudando-os a compreender o impacto positivo que sua contribuição tem para o meio ambiente.
Além disso, o investimento em infraestrutura torna-se essencial para o município. A instalação de lixeiras e contáineres para cada tipo de resíduo facilita a coleta e a separação posterior, garantindo que os materiais sejam recolhidos de forma organizada e regular para evitar acúmulos e problemas de descarte inadequado.
Por fim, a etapa da triagem envolve profissionais capacitados, que identificam e separam os materiais que podem ser reciclados, encaminhando-os para os devidos tratamentos. Essa ação ajuda a reduzir a quantidade de resíduos que é destinada aos aterros sanitários, promovendo a reutilização e a reciclagem de diversos materiais.
A coleta seletiva e a reciclagem tám diversos benefícios ambientais e econômicos. Elas reduzem o acúmulo de resíduos em aterros sanitários, evitando a poluição do solo, água e ar. Além disso, diminuem a exploração de recursos naturais, já que a reciclagem reduz a necessidade de matérias-primas virgens. A indústria da reciclagem também estimula a economia, gerando empregos e renda, além de reduzir custos com a coleta e tratamento do lixo. A prática tem, inclusive, o caráter educador, pois promove a conscientização da sociedade, incentivando a mudança de hábitos e o consumo responsável da população.
2023-07-27 10:35:00