Assessoria
O comitá formado pelo professor e arqueólogo Dr. Gilson Rodolfo Martins, a professora e arquiteta Dra. Maria Margareth Escobar Ribas Lima e a secretária municipal de planejamento de Paranhos, Miriam Aparecida Gavilan Jara, estiveram em Assunção, no Paraguai, na semana de 11 a 14 de julho último, para estabelecer parcerias para o reconhecimento do antigo Forte Iguatemi como patrimônio histórico e cultural.
Durante a permanáncia em Assunção, a equipe recebeu apoio e contou com a presença do General Júlio César Cardoso.
A visita iniciou com a reunião com o Sr. Martin Burt, presidente da Fundação Paraguaia, que recebeu a equipe em sua residáncia e declarou apoio institucional ao projeto. Na conversa, foi discutida a importância do trabalho conjunto entre os dois países para a preservação do local, assim como mobilizar esforços para a descoberta de vestígios que legitimem o Forte Iguatemi destruído no final do século XVIII. Em pauta, esteve a preocupação em reconhecá-lo como monumento histórico e cultural, além de tornar pública sua memória, a qual tem importância imensurável para a História, não só do nosso país, mas também de nossos vizinhos paraguaios.
A viagem também abrangeu um encontro com o arquiteto paraguaio Solano Benitez, uma das figuras da arquitetura latino-americana de expressividade mundial.
Sua atividade profissional teve proemináncia internacional nos últimos anos, com inúmeros prámios e publicações, dentre os quais se destaca o Leão de Ouro para Representação Nacional na Exposição Internacional da Bienal de Veneza em 2016.
Benitez ficou encantado com a grandiosidade do projeto e se pôs í disposição para contribuir para o seu desenvolvimento.
Por fim, ocorreu o encontro na Academia Paraguaia de La História, com o Presidente Professor Dr. Gustavo Acosta Toledo, onde foi iniciada uma parceria que visa protocolar os fatos e buscar alternativas para sua divulgação, não só a título de turismo, mas principalmente a disseminação dos fatos e acontecimentos entre historiadores, alunos e a todos os amantes da história de nosso continente.
Ao final da visita, a comitiva manifestou sua gratidão pela expressiva recepção e apoio manifestado para o reconhecimento como patrimônio histórico e cultural, além de receber a doação de importantes livros, que farão parte do acervo exclusivo, estendendo o convite a cada uma das personalidades para conhecerem o local Forte Iguatemi, em datas a serem agendadas.
2023-07-19 09:32:00