26 C
Amambai
terça-feira, 26 de novembro de 2024

Agro se aprende desde cedo: Em Tacuru, projeto leva crianças ao primeiro dia de campo de suas vidas

Fotos: Escritório da Agraer em Tacuru

Ricardo Campos Jr./ Agraer

A importância do agro para os brasileiros deve ser ensinada e incentivada desde cedo. Foi pensando nisso que, em Tacuru, alunos da pré-escola do CEI (Centro de Educação Infantil) Sorriso da Criança participaram do primeiro dia de campo das suas vidas. Fugindo completamente da rotina, elas visitaram uma plantação de milho e tiveram um dia bastante divertido cheio de descobertas.

O dono da propriedade é Décio Luiz Berticelli. O uso do espaço foi autorizado e acompanhado pelo administrador da propriedade, Everton dos Santos Silva.

A expedição teve como objetivo ensinar as crianças de onde vám os alimentos e como funcionam todas as etapas até que eles cheguem em nossas mesas, desde o plantio, processamento e armazenamento dos grãos. Os pequenos conheceram até os processos de secagem e armazenamento dos no silo da C”Vale local, explica o coordenador do escritório da Agraer (Agáncia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Tacuru, Vanderlei Coelho dos Santos.

Essa atividade também tem importância pedagógica. Ao descascar o próprio milho, por exemplo, os alunos trabalharam a coordenação motora. Já o contato com colegas de turmas diferentes proporcionou a socialização. Porém, uma das maiores vantagens da experiáncia foi aprender sobre profissões ligadas ao campo.

Durante as explicações, a linguagem técnica foi adaptada ao público infantil para facilitar a comunicação e compreensão.

Extensão Rural

A Agraer é parceira da Rede Municipal de Ensino de Tacuru no projeto que tornou possí­vel o dia de campo: Cozinha experimental: sabores da terra – da roça para mesa. A coordenação ficou por conta da nutricionista Andreza Luiza Aparecida Dias Rogério e Joelma da Silveira. Também participou da visita a diretora do CEI, Ana Cristina Espí­ndola e as professoras, que deram todo o suporte necessário í s atividades.

Já por parte da autarquia, trabalharam em conjunto com Vanderlei os extensionistas Karisma Lago Bastos Bruno, Alessandra de Afonseca (coordenadora regional da Agraer em Naviraí­) e Everton Meira dos Santos (coordenador do escritório municipal de Naviraí­).

O projeto será encerrado com o preparo e degustação de algumas receitas feitas de milho pelas próprias crianças orientadas pela nutricionista.

2023-07-04 11:18:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.