Fonte: Maurício Silva (Jotinha)/Assessoria da Prefeitura
Na tarde da última quinta-feira (4) a Prefeitura de Paranhos por meio da Secretaria de Assistáncia Social/CRAS, realizou um encontro com as famílias acompanhadas pelo Serviço de Atenção Integral í Família (PAIF), onde foi abordado diversos temas e assuntos.
Na abertura da reunião foi realizada uma dinâmica de apresentação pelo técnico referenciado do PAIF Vilmar Rombo, e na sequencia explicou as competáncias do CRAS e dos serviços ofertados.
A assistente social Roseli explicou aos participantes que o objetivo e a importância do grupo. â Esse encontro nos ajuda a desenvolver ações e serviços como o Atendimento individual, acolhimento, escuta, orientação, encaminhamentos, visitas e acompanhamento em domicílios de forma a atender as necessidades da famíliaâ, explica gestora. Junto a equipe que compõe a Coordenação do CRAS e representantes da Secretaria Municipal de Assistáncia Social, O Prefeito Donizete Viaro esteve presente, discutiu a funcionalidade dos programas em execução no Centro de Referáncia de Assistáncia Social. ; grupo previdenciário- PAIF; bpc- benefício de prestação continuada.
Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistáncia Social – LOAS, e a garantia de um salário mínimo por más ao idoso
Com idade igual ou superior a 65 anos ou a pessoa com deficiáncia de qualquer
Idade. No caso da pessoa com deficiáncia, está condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. 0 BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, nao e precise ter Contribuído para o INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13° salário e não deixa pensão por morte.
Para ter direito ao BPC, í¨ necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo, além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiáncia também passam por avaliação medica e social no instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
0 beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro ínico. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado. Sem isso, ele não pode ter acesso ao BPC.
0 requerimentos do BPC e realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular ;Meu INSS;. Pode ser feito, também, nas Agencias da Previdáncia Social e nos Centros de Referencias de Assistáncia Social CRAS.
A gestão do BPC e feita pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Assistáncia Social (SNAS), que e responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício. A operacionalização e realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
2023-05-09 16:21:00