25.1 C
Amambai
quinta-feira, 28 de novembro de 2024

De Ciclo da Erva-Mate à pecuária: Aral Moreira celebra aniversário com eventos culturais

Foto aérea de Aral Moreira. Foto: Divulgação/AssomasulRedação Grupo a Gazeta

No próximo fim de semana, Aral Moreira estará comemorando seu aniversário de fundação. A cidade, que foi criada em 1976, é fruto do desbravamento da região de Ponta Porã, iniciado por Thomas Laranjeira em 1883.

Para celebrar seu aniversário, a cidade irá contar com uma Noite Literária e um show gospel, além de outras atividades que serão divulgadas pela Prefeitura local ao longo da semana.

Inicialmente explorada pela erva-mate, a região passou a se desenvolver com a chegada de famí­lias riograndenses, que iniciaram a atividade do pastoreio na região. Depois da Segunda Guerra Mundial, a pecuária passou a ser a principal atividade econômica da região, substituindo a erva-mate, que entrou em declí­nio após o corte das importações da Argentina pelo governo.

Em 1953, foi criado o Distrito de Paz do Rio Verde do Sul, que mais tarde se tornaria o municí­pio de Aral Moreira. A cidade recebeu este nome em homenagem ao Deputado Estadual Aral Moreira, que faleceu em um acidente de avião.

Com o surto de desenvolvimento da pecuária e da agricultura, passou de Distrito í  Municí­pio em curto espaço de tempo, tornando-se um importante centro na região de Ponta Porã. Neste aniversário, é hora de celebrar a história e riqueza cultural do municí­pio

2023-05-09 16:19:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.