22.9 C
Amambai
domingo, 17 de novembro de 2024

Ciclismo muda a vida de Policial Civil em Amambai

 Foto: Raquel Fernandes

í‰ indiscutí­vel que a prática de exercí­cios fí­sicos pode melhorar a saúde dos seres humanos. Imagina quando as atividades se tornam uma paixão? Os benefí­cios são inúmeros e podem transformar vidas. Este é o caso do Policial Civil de Amambai, Eder Carlos de Oliveira, de 43 anos, e que descobriu no ciclismo uma nova forma de viver melhor.

Em homenagem ao Dia do Ciclista, comemorado no dia 19 de agosto, contaremos um pouco da história de Eder.

No dia 19 de julho de 2019, Eder iniciava suas primeiras pedaladas. Em seguida, pegou resistáncia e gosto pelo esporte e passou a treinar para competições. Logo em agosto do mesmo ano, competiu pela primeira vez e teve surpresas positivas: conquistou a primeira colocação em sua categoria, na faixa etária de 40 a 45 anos, no evento 2º Bike Tour em Dourados.

Foto: Divulgação

“Eu nunca tinha participado e me disseram “pedala no seu ritmo’, mas quando vi o pessoal acelerando, pensei: ‘vou meter perna aqui, não dá pra ir no meu ritmo”. Para minha surpresa consegui um troféu. Era uma trilha no meio do mato, com obstáculos e subidas”, relembra com bom humor, destacando que desde então ganhou ainda mais ânimo para treinar e participar de mais competições.

E desde lá foram várias competições e conquistas na modalidade MTB Sport, onde o percurso sempre gira em torno de 45 a 60 km: em novembro de 2019 conquistou a 3ª colocação em sua categoria Master B 40-49 anos em Antônio João; no Amambai Extremo,  o 3º Lugar na Geral, onde considera um troféu expressivo, pois foi um percurso de estradas rurais e uma trilha de 8 km, totalizando 54 km; em dezembro, o 4º lugar em Bonito, na categoria Sport Master B 40-49 anos.

Nos anos seguintes também foram várias competições em Dourados, anos de 2020 e 2021 pelo Campeonato Estadual de XCO, subiu ao pódio duas vezes com 4° e 5° lugar na categoria Master B1 40-44 anos, em Naviraí­ foi 5° colocado na Master B 40-49 anos, depois de pedalar 110 km. Também tem em seu currí­culo uma corrida de duplas em Pedro Juan Caballero/PY, onde garantiu o 3° lugar na geral. Devido í  pandemia as competições diminuí­ram, mas mesmo assim continuou seus treinos regularmente e em 2021, na cidade de Paranhos, garantiu o 3° lugar após pedalar 70 km na geral modalidade MTB subindo ao pódio com nomes expressivos do MTB Sul-mato-grossense e Paranaense; também neste mesmo ano participou do 2° Treino dos Amigos em Dourados, garantindo o 7° lugar na geral e recentemente foi o campeão no 2° Desafio dos Cavalos em Amambai, subindo ao pódio como 1° colocado. Destaca que foi a primeira vez que ganhou uma competição chegando em primeiro lugar na geral, onde diz que foi um trabalho de equipe, pois ninguém ganha uma prova sozinho, já que pedalar requer força, mas também inteligáncia na estratégia durante a prova. Cada prova é uma história de superação e conquista para contar.

Foto: Divulgação

Desde o primeiro passeio, que realizou com o grupo Trilhas&Milhas, percebeu que estava conhecendo a sua mais nova paixão. “Sempre via o pessoal do Trilhas&Milhas e um dia me fizeram um convite para ir em um pedal noturno com eles. Eu não tinha bicicleta e arrumei uma emprestada. Não tinha uniforme, não tinha lanterna, mas mesmo assim fui. Foi a primeira pedalada e no total deu 42 km. Este evento aconteceu numa sexta-feira e eu fiquei tão fascinado que no domingo do mesmo final de semana eu fui sozinho fazer o percurso novamente”, relembra.

Eder, que hoje se considera um ciclista amador pela Associação Esportiva Pro Pedal de Dourados, conta que o ciclismo transformou sua vida. Mesmo fazendo parte de uma associação de outra cidade, continua realizando seus treinos em Amambai e ajudando a fortalecer o ciclismo local. Atualmente, Eder também está se aventurando na modalidade Speed, que é o chamado ciclismo de estrada, ou seja, em asfalto. ;Estou ainda em aprendizado na Speed, mas gostando muito da modalidade;, onde inclusive participou do 1° Treinão dos Amigos da Fronteira em Amambai, correndo com Speed, chegando em 11° lugar, mas se diz feliz com a colocação, isso após percorrer 80 km num ritmo alucinante.

Eder também destaca que já foi em várias provas de ciclismo e não ganhou nada, onde sequer viu em qual posição chegou, mas que nunca deixou de completar uma prova, mesmo diante de adversidades como vento, sol, cãibras, cansaço fí­sico. ;Pois como eu sempre falo, vocá só tem que ir e depois vocá vá o resultado final;, destaca Eder. E mesmo não conseguindo um troféu ou subir ao pódio por diversas vezes, continuou seus treinos, sem desmotivar, sempre procurando melhorar para as provas seguintes. Devido ao seu trabalho, famí­lia e outros afazeres pessoais, muitas vezes realiza seus treinos diários, í s vezes de madrugada ou no perí­odo noturno, mas nunca deixa de treinar.

Foto: Divulgação

Ele também afirma que participa das provas porque gosta e com custeio próprio, desde a inscrição, deslocamento, alimentação e hospedagem. ;Já tive ajuda financeira de alguns amigos em algumas situações, quando fui em provas;, destaca Eder, acrescentando que, na maioria das vezes, ;tudo sai do meu bolso;. Além desses custos, há despesas com a manutenção das bicicletas que possui, uma MTB e uma Speed, porém, mesmo diante de tudo isso, ele se diz contente por participar do ciclismo e representar a cidade de Amambai.

Há 17 anos, Eder trabalha como escrivão da Policia Civil em Amambai. í‰ um trabalho que gera bastante cansaço mental. “Eu fazia tratamento psicológico, tinha muita dor de cabeça, não dormia direito. Vivia tomando remédios. Hoje a minha vida é outra. O ciclismo é a minha terapia. Curou até a minha sinusite”, destaca com orgulho e paixão. Por fim, Eder agradece ao apoio que recebe da famí­lia, amigos e companheiros de treino, pois sem esse apoio seria quase impossí­vel seguir treinando e buscando bons resultados.

E por último deixa uma reflexão: ;Vamos buscar a evolução e nosso recorde pessoal diariamente! A posição no pódio pouco importa, o importante é a superação de limites!;

Fonte: Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta

2021-08-20 09:19:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.