23.9 C
Amambai
sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Em 2021, ovinocultores atendidos pelo Senar/MS comercializam 1,7 mil animais com receita de R$ 778 mil

O bem-estar animal e, consequentemente, a qualidade da carne e da lã estimulam a comercialização e potencializam a cadeia produtiva da ovinocultura no estado. Com apoio da Assistáncia Técnica e Gerencial do Senar/MS, a atividade está mais profissionalizada e dinâmica, chegando a comercializar, em 2021, mais de 1,7 mil animais, com receita de R$ 778 mil. Esse é o tema da editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (05). 

“Com orientações de nutrição, sanidade, boas práticas agropecuárias, manejo reprodutivo, entre outros cuidados para aumentar o ganho de peso dos animais, conseguimos melhorar diferentes aspectos da propriedade, obtendo resultados ainda mais concretos”, explica o coordenador do programa em ovinocultura, André Nunes.

Atualmente, a ATeG Ovinocultura contempla um rebanho de aproximadamente 10 mil cabeças. No ranking dos municí­pios com maior número de animais está Campo Grande no topo, com 1.850 ovinos, seguida de Chapadão do Sul com 1.386 e Amambai, com 1.041. A produtividade média no primeiro semestre de 2021 está em 141,2 quilos/hectare, com previsão de aumento até o encerramento do ano.

Na análise de dados realizada pela Iagro (Agáncia Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS), de janeiro a maio deste ano a movimentação geral que inclui reprodução, engorda, recria, terminação e abate, registrou aumento de 48% comparado ao mesmo perí­odo de 2020.

“Quando considerarmos somente a terminação de animais, em cinco meses o avanço foi de 46%. São números que mostram o quanto a ovinocultura tem se profissionalizado no estado, aplicando conhecimento técnico na atividade. O resultado é um produto de qualidade ao consumidor”, explica o analista técnico do Sistema Famasul, Juliano Bastos.

De acordo com o Censo Agropecuário, Mato Grosso do Sul possui o 10º maior rebanho do paí­s e está em 4º lugar na produção de lã.

Fonte: Ellen Albuquerque/ Sistema Famasul

2021-07-05 08:37:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.