Entre os dias 5 e 9 de abril, os técnicos da AEM-MS (Agáncia Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul), realizaram a verificação de balanças rodoviárias (balanças de grande porte) no município de Aral Moreira. Durante a ação, foram verificadas 25 balanças e 16% delas foram reprovadas. A AEM-MS é órgão vinculado í Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro.
As balanças rodoviárias são equipamentos utilizados por empresas de diversos segmentos para medir de forma adequada o peso de grandes cargas e determinar a massa para o cálculo de pedágio, tarifa, imposto, remuneração, subsídio, taxa ou um tipo similar de pagamento.
De acordo com a regulamentação do Inmetro, todas as balanças utilizadas para transações comerciais devem cumprir determinadas exigáncias. Esses requisitos garantem que nenhuma das partes envolvidas tenha prejuízo na compra ou venda de um produto medido pelo peso.
A fiscalização desse tipo de balança é feita anualmente pela AEM-MS. São verificados diversos pontos como: nivelamento, presença de lacre, placa de identificação com informações sobre o fabricante, modelo, carga máxima e mínima, entre outros. A verificação metrológica consiste nos ensaios de pesagem, fidelidade e excentricidade e os mesmos não podem ultrapassar os erros máximos admissíveis.
Com informações de Luciana Boni Cogo, diretora Técnica da AEM-MS
Fonte: Semagro
2021-04-16 09:38:00