Na segunda-feira da semana passada, dia 15, foram trás as homenageadas. Nesta segunda-feira, dia 22, mais mulheres receberam o tão esperado Prámio. A entrega foi feita durante a Sessão Ordinária que teve inicio as 09h.
A presidente da Câmara Municipal, a vereadora Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante, diante da pandemia do novo coronavírus, decidiu realizar a Sessão Solene para homenageá-las, mas as homenagens foram entregues de forma gradativa e sem aglomerações. Considerando que o titulo Mulher Destaque é concebido í s mulheres cuja atuação na sua profissão ou nas atividades voluntárias contribuiu com o status da mulher e dos seus direitos na sociedade, as homenagens não poderiam ser deixadas de lado.
A Resolução 002/2006, que instituí o titulo âMulher Destaque do Anoâ, o qual se destina as mulheres com o objetivo de valorizá-las no contexto da cidadania pelas atividades profissional e social.
A premiação sempre ocorre anualmente, em Sessão Solene durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher e dias antes da data referida, cada vereador indicando uma personalidade a ser premiada segundo as categorias previstas no art. 3º, da resolução.
Na próxima sessão da segunda-feira, dia 29, serão mais quatro homenageadas.
Confira abaixo as homenageadas:
Cenira Lopes Dutra, filha de Hermógenes de Oliveira Lopes e Casturina do Amaral Lopes, nascida na Fazenda Boa Vista, localizada no Município de Coronel Sapucaia, tem cinco irmãos, foi casada por 46 anos com Roberto de Paula Silveira Dutra, falecido há cinco anos, mãe de uma filha que atualmente é funcionaria Pública Municipal. Seu pai foi muito influente na politica durante muitos anos, foi professor na Rede Municipal quando o munícipio era apenas um Distrito da cidade de Amambai.
Cenira atua no ramo Empresarial â Prestadora de Serviços, como costureira há quase 40 anos, qualificada como professora de corte e costura pela Escola Simplex de Corte e assim costura desde 1984.
Costurou a primeira Bandeira do Município de Coronel Sapucaia, e fez também o vestido da primeira Miss de Coronel Sapucaia e muitos uniformes para desfiles comemorativos. Atualmente tem um ateliá de costura no centro da cidade e trabalha com a colaboração de mais duas pessoas e de muitos clientes.
Cenira agradece a homenagem recebida desta Casa de Leis e especialmente a indicação da vereadora Célia Cristina Arias Davalos.
Alessandra da Cruz Silva, 30 anos, nascida na cidade de Amambai, filha de Luiza da Cruz e Jair Luiz da Silva, casada com Ramão Dario Cavalheiro, mãe de dois filhos: Ana Luiza e Luiz Ottavio.
Sempre foi muito vaidosa vivia se cuidando em casa mesmo, simplesmente pela falta de dinheiro, por isso sempre diz que dinheiro não é empecilho. Em 2007 começou a fazer unhas em sua casa sem curso algum, apenas por que amava unhas bem feitas. Depois de trás anos no ramo de manicure, seu marido a incentivou a ir para Foz do Iguaçu no Paraná a fazer curso de cabeleireira. Em 2011 mudou-se para Foz do Iguaçu onde se formou na Escola Ramalhos.
No salão da Sonia mulher guerreira que a ensinou muitas coisas, sempre seu esposo e sua mãe a incentivaram, iniciaram um sonho de abrir de um salão de beleza no bairro Vila Nova onde ama morar. Com medo enorme dentro de si, medo de não ter ninguém, trabalhou a domicilio até terminar seu salão. Até que no dia 20 de dezembro de 2014, inaugurou o seu espaço onde atende há sete anos e hoje procura mais que atender as suas lindas, que entram no seu espaço e sim as acolhendo-as, incentivando-as e deixando-as não só arrumadas, mas empoderadas. Alessandra sempre diz a suas clientes que âlugar de mulher é onde ela quiserâ.
Ela agradece a homenagem recebida desta Casa de Leis e especialmente a indicação da vereadora Niagara Kraievski.
Sueli Becker Colombo, nascida no dia 03 de outubro de 1977 na cidade de Palotina (PR), filha de Dercy Rosa Becker e Arcidino Becker.
De família simples e humilde, foi criada no sítio juntamente com mais cinco irmãos. Estudou somente até o sexto ano do ensino fundamental, e com 12 anos parou os estudos para ajudar seus pais na lavoura.
No meio de tantas dificuldades, ajudava nos afazeres da casa, e conciliava com as diárias de boia-fria e empregada doméstica, para ajudar nas despesas da família. Aos sábados, atuava como catequista, e aos domingos participava da liturgia da palavra.
Aos 20 anos, no dia 05/06/1998 casou-se com Celso Colombo, que já residia em Coronel Sapucaia – MS, lugar escolhido pelo casal para iniciar uma vida nova, cheia de sonhos e ideais.
Como todo início de uma nova etapa, nada foi fácil. Longe da família, em um lugar novo, apesar dos contratempos o casal se manteve unido, sempre trabalhando na agricultura.
Tiveram trás filhos, Thiago, Laura e Adroaldo. Com o passar do tempo, Sueli começou a participar ativamente das atividades escolares dos filhos. Tanto na rede particular quanto municipal.
De 2007 até 2019 participou da APM do Centro Educativo Pingo de Gente.
De 2015 até o presente momento membra da pastoral de eventos da Paróquia Imaculada Conceição, no qual foram adquiridos inúmeros recursos e benfeitorias.
Sueli nunca mediu esforços para colaborar com as diversas entidades do município.
Em 2018 realizou o sonho de terminar o ensino fundamental pelo Encceja. No ano seguinte culminou o ensino médio.
Sempre pensando em prosperar, Sueli ainda sonha em cursar a faculdade de Medicina Veterinária, pois a família atualmente expandiu os negócios para a área da pecuária.
Ao longo de toda essa jornada, Deus esteve presente em todos os momentos na vida da família, pois sem ele os objetivos não seriam alcançados.
Por uma questão de necessidade, tornou-se agricultora, porém, aprendeu a amar a profissão e dedicar-se cada dia mais a ela.
Sueli agradece a homenagem recebida desta Casa de Leis e em especial ao prefeito Rudi Paetzold pela indicação, pois se sente lisonjeada em poder representar a classe feminina na vida e na agricultura.
Fonte: Zé Roberto/ Assessoria de Imprensa (com edição A Gazeta Conesul)
2021-03-23 09:47:00