O projeto tem como objetivo vacinar o maior número possível de animais contra a brucelose nos assentamentos do município de Tacuru.
A brucelose é uma zoonose em que as vias comuns de transmissão para o homem se dão pelo contato direto como animais infectados ou pelo consumo de leite não pasteurizado e seus derivados; A vacinação é obrigatória em todas as fámeas da espécie bovina e bubalina entre 3 a 8 meses de idade. A vacina contra a doença B-19 deve ser aplicada somente por veterinários e vacinadores treinados, e sob a supervisão e responsabilidade do veterinário.
O projeto deste ano teve início em 01 de julho de 2020 e terminou no dia 11 de agosto. Ao todo foram vacinadas 150 cabeças do Assentamento ígua Viva, 90 no Assentamento Vitória da Fronteira, 70 no Assentamento Santa Renata, 80 entre as colônias Botelha Y e Botelha Guassu, e também foram vacinadas 50 cabeças no Assentamento Conquista, totalizando 440 unidades nesta temporada. Os vacinadores foram Marcio Pereira da Silva, Rogério Pereira da Silva e Paulo de Jesus Santana, e o médico-veterinário responsável Ozemar Godói da Silva
Esta vacinação é totalmente de graça para os pecuaristas, sendo um projeto de autoria do médico-veterinário Marcelo Marques que virou lei municipal de número 1427/2019. Segundo Dr. Marcelo, o projeto tem o total apoio do Governo Municipal e do deputado estadual Paulo Corráa.
2020-08-20 11:24:00