23.8 C
Amambai
domingo, 24 de novembro de 2024

Em Aral Moreira, com exceção a um caso de óbito, 100% das pessoas que contraíram a Covid-19 já estão recuperadas da doença

Com trabalho preventivo, educativo e ação eficaz no controle dos casos registrados no municí­pio, Aral Moreira está vencendo a batalha contra o novo coronaví­rus. 

Na tarde dessa quinta-feira, 30 de julho, completaram quatorze dias que o municí­pio não registrava novos casos de Covid-19. 

Do iní­cio da pandemia até a tarde dessa quinta Aral Moreira registrava 25 casos da doença, mas segundo a Secretaria Municipal de Saúde local, dos 25 casos, 24 pessoas que haviam contraí­do o ví­rus cumpriram o isolamento protocolar conforme recomendado pelo Ministério da Saúde e já estão recuperadas da Covid-19.  

Segundo relatório emitido pela Vigilância Epidemiológica do municí­pio, uma paciente de 48 anos, moradora no municí­pio, que era portadora de comorbidade, teve o quadro de saúde agravado e veio a óbito em decorráncia de complicações causadas pelo novo coronaví­rus. 

Segundo o relatório, Aral Moreira aguardava até a tarde dessa quinta, junto ao Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), resultados de quatro exames de casos suspeitos de Covid-19 no municí­pio e pelo menos 12 pessoas estavam em isolamento domiciliar por manterem contato com as pessoas  suspeitas de terem contraí­do o ví­rus.  

Protocolos e ações de apoio aos infectados 

Em Aral Moreira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além de decreto municipal com medidas preventivas rí­gidas, a administração montou toda uma estrutura para prevenir e impedir a disseminação do novo coronaví­rus. 

Barreiras sanitárias foram montadas nas principais entradas da cidade e o municí­pio foi um dos primeiros da região a colocar em funcionamento um centro de triagem para melhor conduzir o atendimento das pessoas com sintomas que sugerem um possí­vel contágio por Covid-19. 

A Central de Triagem de Pessoas com Sintomas Respiratórios, destinada exclusivamente para atendimento de pessoas que apresentam tosse, coriza, dor de garganta, febre e mal estar, por exemplo, funciona de segunda a segunda, das 7h í s 19h. 

Segundo a secretária de saúde, Adriana Veron Batista, com o surgimento dos primeiros casos da doença municí­pio, por determinação do prefeito Alexandrino Garcia, foi montada toda uma logí­stica para atender aos pacientes que testaram positivos para o novo coronaví­rus e as pessoas colocadas em isolamento domiciliar temporário por suspeita da doença ou por manter contato com pessoa infectada pela Covid-19. 

Segundo Adriana, em reunião entre a equipe técnica da Secretaria de Saúde e todo o corpo médico que atende em Aral Moreira, foi criado um protocolo de medicação para tratamento a pacientes que testaram positivos para Covid-19 em Aral Moreira. 

De acordo com a secretária de saúde, juntamente com o kit de medicamentos por prescrição médica, os pacientes que testaram positivo também recebem máscara e álcool 70%. 

“Também dentro o plano de ação de apoio í s famí­lias em situação de isolamento por conta do novo coronaví­rus, a Secretaria de Assistáncia Social, faz o acompanhamento e presta assistáncia, fornecendo alimentação í s famí­lias em situação de isolamento quando necessário”, informou Adriana Veron 

Alerta para a prevenção 

Mesmo com um bom tempo sem novos casos de Covid-19 em Aral Moreira, as autoridades do municí­pio alertam para a necessidade de a população cumprir í  risca as medidas preventivas em relação í  doença. 

Entre as medidas estão a necessidade de manter o distanciamento social, evitando aglomerações, fazer o uso de máscara e manter a higienização como lavar frequentemente as mãos e fazer a utilização do álcool 70% como forma de evitar o contágio pelo ví­rus.

Os kits com medicamentos e materiais de prevenção í  doença distribuí­do pela Secretaria de Saúde í  pacientes que testam positivo para Covid-19 em Aral Moreira. 

O municí­pio mantém uma central para atendimento exclusivo e com maior atenção, a pessoas com sintomas gripais que sugerem um possí­vel contágio por Covid-19.

Fonte: Vilson Nascimento/ Grupo A Gazeta

2020-07-31 09:29:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.