Vilson Nascimento
Uma sessão solene realizada na noite do dia 13 de dezembro, uma sexta-feira, no Plenário Vereador Benedito Lázaro Fernandes, na Câmara Municipal local, como parte das celebrações do 38º aniversário do município, marcou a entrega de Títulos de Cidadãos Honorários do município, em Coronel Sapucaia.
Segundo a presidente da Câmara Municipal local, vereadora Niágara Patrícia Gauto Kraievski, que nas eleições do último 6 de outubro se elegeu prefeita para governar Coronel Sapucaia a partir de 1 de janeiro de 2025, o Título de Cidadão Sapucaiense é conferido pelo Poder Legislativo Municipal local a personalidades que não nasceram no município, mas no ato de suas funções, prestaram relevantes serviços, contribuindo para o desenvolvimento do município e o bem-estar da população local.
Apesar da intensa chuva que caiu antes e durante o evento, um grande número de pessoas compareceu na Câmara Municipal para prestigiar a sessão solene, que foi aberta com apresentações culturais.
Entre elas, uma apresentação do cantor mirim, prata da casa, Davi Soares, aluno da Escola de Música Geniarmônica, que acompanhado por seu professor e irmão, interpretou a canção Roda de Tereré e a apresentação da cantora Ana Luiza, também aluna da Escola de Música Geniarmônica, que interpretou a música Tocando em Frente, de Almir Sater.
Também foi realizada, durante a sessão solene, por parte dos alunos da Escola Municipal de Música de Capitan Bado, com a participação da equipe de dança da Escola de Dança Jeroky, de Capitan Bado, cidade paraguaia que faz divisa com Coronel Sapucaia, no Brasil, brilhantes apresentações, demostrando um pouco da rica cultura paraguaia.
Os homenageados
No total, segundo a mesa diretora da Casa de Leis, personalidades foram agraciadas com o Título de Cidadão Sapucaiense, por indicação individual dos vereadores e uma, o pastor evangélico, Lázaro Corrêa Garcia, por iniciativa dos nove vereadores que compõe a atual legislatura no município da fronteira.
O empresário e produtor rural Cleverson Luiz Bertelli recebeu o Título de Cidadão Sapucaiense conferido pela Casa de Leis, que foi entregue pela vereadora Célia Cristina Arias Davalos.
José Aparecido Bussola recebeu o Título de Cidadão Sapucaiense por indicação da vereadora Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante.
Otávio Baranoski recebeu o título de Cidadão Sapucaiense por indicação da vereadora Célia Cristina Arias Davalos, a “Celinha”.
O comerciante, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, Anselmo Lázaro, que é filho de Benedito Lázaro Fernandes, que dá nome ao plenário da Câmara local, recebeu o Titulo de Cidadão Sapucaiense das mãos do vereador e agora vice-prefeito eleito de Coronel Sapucaia, Carlos Magno Fernandes, o “Carlão”.
Edivaldo Lima da Silva teve o Título de Cidadão Sapucaiense outorgado em seu nome por indicação do vereador Paulo Campos.
Márcia Cristina Silva, recebeu o Título de Cidadã Sapucaiense por indicação da vereadora Sebastiana Rodrigues, que não estava na sessão solene na ocasião, mas foi representada pelo seu assessor.
Beatriz Miranda Borges Silva, que atua voluntariamente na área social, educacional e de evangelização na Missão Evangélica Caiuás, junto à comunidade da Aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia, foi homenageada com o Título de Cidadã Sapucaiense por indicação do vereador indígena, Claudemiro Pereira Lescano, que também foi representado na ocasião.
Marcos Roberto Garcia foi homenageado com o Título de Cidadão Sapucaiense por indicação do vereador Naiel Pereira de Oliveira e Pedro Vera foi homenageado com o Título de Cidadão Sapucaiense pelo vereador Ismael Rodrigues.
A deputada estadual Mara Caseiro receberia o Título de Cidadã Sapucaiense por indicação da presidente da Casa de Leis, vereadora Niágara Kraievski, mas por questões de saúde não pode se fazer presente.
“Entregaremos o Título de Cidadã Sapucaiense a deputada em outra ocasião”, disse Niágara ao destacar que Mara Caseiro já destinou mais de R$ 2 milhões em recursos para Coronel Sapucaia durante seus mandatos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Abaixo os homenageados com o Título de Cidadão Sapucaiense
ABAIXO MAIS FOTOS DA SOLENIDADE