35.9 C
Amambai
segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Escola CELQ realiza Feira Cultural “Explorando o Mundo 2024”

A edição deste ano contou com a apresentação de 15 países, mais as regiões brasileiras

A Escola CELQ, de Amambai, promoveu na última quinta-feira, 14 de novembro, a Feira Cultural “Explorando o Mundo 2024, marcando o retorno de um dos eventos mais tradicionais da instituição. A exposição havia sido realizada pela última vez em 2019, em 2020 a feira não pode ser realizada devido à pandemia de Covid-19 que atingiu o país, e permaneceu sem novas edições até este ano.

Segundo a coordenadora pedagógica, Aline Marchese Benedeti, a feira acontece há mais de 15 anos. O evento deste ano trouxe exposições de 15 países e as regiões brasileiras, totalizando 16 países. A feira proporcionou aos visitantes uma introdução em aspectos como história, culinária e vestimentas tradicionais de cada nação, além de destacar questões geográficas, econômicas e culturais.

Preparação e impacto educacional

Segundo Aline, os alunos se prepararam intensamente por quatro meses para a feira. “É muita pesquisa e trabalho com os professores. Os alunos não apenas aprendem sobre os países, mas também desenvolvem habilidades importantes, como a oralidade, o planejamento e o trabalho em equipe. Cada grupo é responsável por um projeto, e eles passam por etapas até chegar ao que está sendo apresentado”, explicou.

Além do ganho em disciplinas como geografia, história e filosofia, os estudantes desenvolvem competências gerais e sociais. “A feira trabalha o conhecimento e a capacidade de apresentar-se em público. Eles aprenderam a criar cartazes, a planejar, a se organizar em grupo. É um exercício de cidadania e de formação de pensamento crítico”, destacou Aline.

Outro ponto ressaltado foi o impacto emocional e a criação de memórias intensas. “Muitos professores e pais que participam, hoje, contam sobre suas próprias experiências em feiras passadas. Isso cria uma conexão emocional única e é algo que os alunos levarão para a vida inteira”, comentou.

Integração entre escolas

A Feira Cultural foi aberta ao público e promoveu a interação entre diferentes escolas do município que visitaram as exposições, enriquecendo o ambiente de troca de conhecimento. “Esse momento de interação é muito importante. Vivemos em uma comunidade, e as escolas devem manter essa relação de amizade e colaboração, como já fazemos em outras atividades, como os jogos escolares”, enfatizou Aline.

Confira fotos do evento:

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.