As Forças Armadas irão reforçar a segurança em 10 cidades sul-mato-grossense durante a votação e apuração das eleições municipais deste ano, marcada para o dia 6 de outubro. Os locais e o período apoio federal são definidos conforme os termos de requisição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
No Estado, a atuação das Forças Armadas se concentrará na fronteira. As cidades serão: Amambai, Paranhos, Bela Vista, Caracol, Ponta Porã, Antônio João, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Caarapó e Juti.
Apesar do conflito fundiário que causou a morte do indígena guarani-kaiowá Neri Ramos da Silva, de 23 anos, com tiro na cabeça, durante ação da PM (Polícia Militar), o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), explicou que o reforço não foi solicitado em resposta ao caso recente.
O apoio das Forças Armadas é demandado pelos juízes eleitorais de cada município, com o objetivo de garantir da segurança do processo eleitoral e dos eleitores e garantir, e o cumprimento da lei.
Já em Corumbá e Porto Murtinho, o Exército atuará com apoio logístico, fazendo transporte de urnas e de eleitores.
O decreto que autorizou o uso das Forças Armadas para “garantia da votação e da apuração das eleições de 2024” foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início do mês, em 9 de setembro.
Fonte: Fernanda Palheta/Campo Grande News