25 C
Amambai
segunda-feira, 16 de setembro de 2024

ACEN e CEJUSC realizam mutirão para consumidores inadimplentes “limpar” seus nomes no comércio local

Durante os dias 12 a 16 de agosto, ocorreu o primeiro mutirão da ACEN (Associação Comercial e Empresarial) e CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Naviraí, no qual foram alcançados ótimos resultados. Durante os cinco dias de mutirão, foram realizadas 94 sessões entre os representantes legais das lojas e as partes devedoras, e, ao final, foi obtido 100% de acordo, arrecadando um total de R$ 114.124,73 (cento e catorze mil, cento e vinte e quatro reais e setenta e três centavos) em valores devolvidos ao comércio da cidade de Naviraí.

A ideia do mutirão surgiu devido ao alto índice de inadimplência no comércio de Naviraí, que está prejudicando não só os lojistas, mas também a economia da cidade. Segundo Natael, presidente da ACEN, somente entre os comércios associados à associação comercial, o índice de inadimplência chega a aproximadamente R$ 6 milhões.

Não é novidade que a instabilidade econômica que assola todo o país foi agravada pela pandemia da COVID-19, que fez com que muitas pessoas ficassem sem sustento, perdessem empregos ou enfrentassem a diminuição dos rendimentos que sustentam seus lares. Tudo isso gerou um grande endividamento da população que, antes, mantinha seu nome limpo e sua rotina de compras no comércio local.

Implantado em Naviraí no ano de 2015, o CEJUSC tem como supervisor o juiz Eduardo Lacerda Trevisan, que destacou a importância desse mutirão. “O CEJUSC tem como objetivo praticar uma política de resolução consensual de conflitos, ou seja, resolver conflitos sociais de diversas naturezas de forma amigável, negociada consensualmente, com a participação das partes. Esse mutirão serve para aproximar os comerciantes que têm dívidas a receber dos consumidores que estão com seus nomes “sujos” foram chamados para buscar uma solução consensual dessas dívidas, permitindo que, com descontos e vantagens financeiras, o comércio ofereça boas condições para que possam regularizar seus débitos e recuperar sua condição de consumidores.

O CEJUSC é um órgão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, cuja principal meta é a solução pacífica de conflitos, visando auxiliar a ACEN na redução da inadimplência no comércio local. No mutirão, ambas as partes foram convocadas para audiências de conciliação, nas quais puderam negociar, com o comprometimento dos empresários em reduzir juros e multas originadas pela dívida, bem como possibilitar o reparcelamento dos valores devidos.

Devido ao resultado positivo e à clara disposição dos devedores em resolverem suas pendências, recuperando seu nome limpo e seu poder de compra, o CEJUSC e a ACEN decidiram estender o mutirão até dezembro deste ano, abrindo a oportunidade para que mais pessoas possam buscar uma solução.

“Então, se você tem alguma dívida e está enfrentando dificuldades para pagar, e acredita que com um novo reparcelamento ou desconto dos juros e multas seja possível quitar o valor, nos procure, pois queremos ajudar”, disse Joyce Anne de Souza, coordenadora do CEJUSC.

Natael, presidente da ACEN, destacou a importância de ser associado à Associação Comercial e Empresarial de Naviraí para fortalecer o comércio local. “Queremos convidar os comerciantes e empresários de Naviraí a se associarem à ACEN, para que possamos fortalecer nossa categoria e, assim, trazer mais recursos para nosso comércio”, finalizou.

Os interessados em participar do mutirão deverão procurar o Centro de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, no prédio do fórum desta comarca, das 13h às 17h, ou a sede da Associação Comercial de Naviraí – ACEN. Mais informações pelo telefone (67) 3924-4164 ou WhatsApp (67) 99823-9446.

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.