24 C
Amambai
quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Promotoria de Naviraí arquiva denúncia contra o ex-gerente Guedes

A Promotora de Justiça de Naviraí, Dra. Fernanda Proença de Azambuja, arquivou no último dia 31 de julho a Notícia de Fato contra o ex-Gerente de Desenvolvimento Econômico de Naviraí, Eugênio de Almeida Guedes. No despacho, a representante do Ministério Público Estadual assinalou que “inexistem elementos que denotem indícios de prática de corrupção por parte do antigo Gerente Municipal, ressaltando que os fatos apurados não passam de um mal-entendido e que o servidor público em nada feriu os preceitos da administração pública, daí se depreende que a denúncia encaminhada à Ouvidoria do Ministério Público não se confirmou”.

ENTENDA O CASO

Em março deste ano, foi registrada na Ouvidoria do Ministério Público Estadual uma denúncia que descrevia um possível ato de improbidade administrativa supostamente praticado pelo então Gerente de Desenvolvimento Econômico de Naviraí, Eugênio de Almeida Guedes. A Câmara Municipal de Naviraí, da mesma forma, encaminhou ofício à Promotoria de Justiça solicitando a apuração do caso, baseando-se em matérias divulgadas por portais de Naviraí.

A suspeita denunciada decorria do fato de que Guedes estava em posse de dois cheques no valor de R$ 10 mil, da empresa Chopp Dom Fiorelo, que já havia sido beneficiada dias antes pela doação de um imóvel municipal quando Guedes comandava a pasta de Desenvolvimento Econômico.

Durante a investigação, o Ministério Público Estadual ouviu, além de Guedes, o proprietário da empresa Chopp Dom Fiorelo, Eduardo Rosset, e testemunhas, onde ficou demonstrado que os cheques estavam em posse de Guedes porque seu amigo, Gean Volpato, havia recebido de Eduardo os cheques pela comissão de compra e venda de uma propriedade rural e os entregado como garantia a Guedes para um empréstimo pessoal.

Ficou demonstrado que Guedes não participou de nenhuma negociação envolvendo Eduardo Rosset e Gean Volpato relativa à compra da propriedade, nem auferiu vantagem pelo empréstimo ao amigo.

GUEDES

Procurado, Guedes declarou que “não poderia esperar outra atitude do Ministério Público, mas, por outro lado, estou triste ao lembrar que fui julgado precipitadamente pela população e pela prefeita Rhaiza Matos, que acabou me exonerando sem que tivesse a chance de dar a minha versão, verdadeira, dos fatos”.

ARQUIVAMENTO

Ao arquivar a denúncia, a Promotora de Justiça determinou a remessa do despacho à Câmara Municipal de Naviraí para total ciência dos parlamentares e da população acerca da conclusão da investigação.

VIDA POLÍTICA

Professor por formação e, durante décadas, assessor do falecido deputado estadual Onevan de Matos, Guedes é muito conhecido no meio político naviraiense e era tido como um dos pilares da atual administração até ser exonerado precipitadamente, por conta de uma denúncia vazia e sem fundamento.

Promotoria de Naviraí arquiva denúncia contra o ex-gerente Guedes
Promotoria de Naviraí arquiva denúncia contra o ex-gerente Guedes
Promotoria de Naviraí arquiva denúncia contra o ex-gerente Guedes
Promotoria de Naviraí arquiva denúncia contra o ex-gerente Guedes
Promotoria de Naviraí arquiva denúncia contra o ex-gerente Guedes

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.