30.8 C
Amambai
sábado, 23 de novembro de 2024

Mato Grosso do Sul está entre os cinco maiores abatedores de suínos

Mato Grosso do Sul ocupa lugar de destaque nacional quando se trata de produção agropecuária. Em 2023, a atividade da suinocultura destinou 3,22 milhões de cabeças para o abate e colocou o Estado entre os cinco maiores abatedores, ficando atrás Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.

Do total, a operação de exportação de carne in natura gerou US$ 39,5 milhões, valor equivalente a 18,3 mil toneladas de carne. No período, o Porto de Paranaguá, no Paraná escoou 72,45% da produção de MS comercializada internacionalmente, e o principal destino da carne foi Hong Kong, na Ásia, com 4,16 mil toneladas, o que corresponde a 28,49% do total exportado.

O economista da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes destaca que “a integração entre as atividades da agricultura e suinocultura cria oportunidade de negócios locais, fortalece a economia a nível estadual e ainda, contribui para posicionar o Mato Grosso do Sul como um dos principais players do mercado internacional de carnes”.

Para o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas), Milton Bigatão, a cadeia da suinocultura tem grande potencial no Estado. “Nossos números de produção, abate, venda interna e exportação refletem o compromisso dos produtores e a qualidade do produto que oferecemos ao mercado, aumentando cada vez mais credibilidade e as potencialidades para a suinocultores do MS”, destacou Bigatão.

Em 2023, o MS foi responsável por 1,50% da receita brasileira gerada com exportações de carne suína, que totalizou US$ 2,63 bilhões, equivalente a mais de 1 milhão de toneladas de carne.

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.