24.2 C
Amambai
domingo, 8 de setembro de 2024

Tradição: Feira de Sementes Nativas e Crioulas não será realizada em Juti

O cancelamento representa uma perda significativa para a comunidade

A Feira de Sementes Nativas e Crioulas e Produtos Agroecológicos do município de Juti, evento tradicional na cidade que já passou por 17 edições não será realizada em 2024. A programação, que ocorria anualmente no mês de julho, tinha como objetivo promover a agrobiodiversidade em comunidades rurais e indígenas, além de incentivar a produção de alimentos saudáveis e garantir a segurança alimentar de muitas famílias.

A feira foi criada por um grupo de mulheres de assentamentos, lideradas pela Irmã Lucinda, preocupadas com a segurança alimentar de suas famílias. Com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CTP), a primeira edição foi realizada para facilitar a troca de sementes e comercialização de produtos entre os participantes.

Desde seu início, a Feira de Juti teve como um dos principais objetivos resgatar e multiplicar as sementes crioulas, promovendo o sistema de troca entre agricultores camponeses e instituições de ensino. Além disso, visava valorizar os Guardiões de Sementes da Sociobiodiversidade e conservar o patrimônio genético.

Até o ano de 2023, a feira contava com um crescente número de parceiros e expositores, sendo liderada pelo curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Era uma oportunidade não apenas de exibir a produção de sementes crioulas, mas também de defender um modelo agrícola sustentável que considerasse diversas dimensões sociais, políticas, ambientais, culturais, organizacionais e econômicas, proporcionando atividades de lazer para toda a população.

Infelizmente, em 2024, o evento não será realizado. Isso significa que não haverá a oportunidade de destacar para a sociedade a produção e as estratégias de preservação das sementes dos agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária do Sul de Mato Grosso do Sul, que se tornaram um marco para a Agricultura Familiar do Estado.

O cancelamento representa uma perda significativa para a comunidade, que não poderá mais contar com este importante espaço de troca de conhecimentos e fortalecimento da agricultura familiar e agroecológica na região de Juti.

Fonte: Pauta Geral

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.