23.3 C
Amambai
sábado, 16 de novembro de 2024

Com saída de Rose Modesto, servidora assume Sudeco

Após a saída de Rose Modesto para disputa da prefeitura da Capital, a servidora Luciana de Sousa Barros, assumiu nesta segunda-feira (24), o cargo de superintendente durante cerimônia na sede do órgão

A servidora do  Ministério da Integração e desenvolvimento Regional (MIDR) Luciana de Sousa Barros, tomou posse nesta segunda-feira (24), como superintendente da Sudeco. Cadeira que foi ocupada pela ex-deputada federal Rose Modesto (União-Brasil).

Conforme adiantou ao Correio do Estadoao ter a exoneração do cargo publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 15 de maio, a superintendência seria ocupada pela servidora do MIDR.

A cerimônia de posse do cargo para Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), ocorreu na sede da entidade. Entre os trabalhos, a nova serintendente deverá promover e coordenar o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Com a entrada de Luciana, é a segunda vez que uma mulher assume a direção da Sudeco, que anteriormente esteve aos cuidados da pré-candidata a Prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto.

“Assumo a responsabilidade de trabalhar, incansavelmente, para reduzir as desigualdades regionais, desenvolver setores produtivos mais sustentáveis e includentes, e compreender as dinâmicas econômicas de cada região”, pontuou a nova superintendente.    

Ressaltando o momento que apontou como centário oportuno para estreitar o diálogo entre as instituições, a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, que representou o ministro Waldez Góes, destatou o compromisso do Governo Federal com o  fortalecimento da Política Regional brasileira.

 “Estamos em um momento propício para o fortalecimento da Política Regional brasileira e das instituições correlatas. O presidente Lula tem o Desenvolvimento Regional como pauta estratégica do Governo, e nosso ministro, Waldez Góes, não tem poupado esforços para lutar pelo fortalecimento cada vez maior das superintendências de desenvolvimento regional”, disse Adriana Melo e completou:

 “Luciana acompanhou todo o processo de recriação da Sudeco e a conhece a como poucos. Isso faz toda a diferença quando temos a missão de trabalhar políticas de desenvolvimento, que são políticas de longo prazo de maturação”.

Formação

A nova superintendente, formada em Ciências Econômicas e com pós-graduação em Gestão Pública e Finanças, traz consigo uma vasta experiência em cargos de liderança. Anteriormente, ocupou posições importantes como diretora de Administração da Sudeco, coordenadora-geral de Fundos de Financiamento e Desenvolvimento, e coordenadora do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Durante seu tempo nessas funções, foi responsável por formular programas e ações voltados ao desenvolvimento sustentável regional, colaborando estreitamente com entidades públicas e privadas.

Sudeco

A Sudeco, criada pela Lei Complementar nº 129 em 2009 após ter sido extinta em 1990, tem como missão principal promover o desenvolvimento regional inclusivo e sustentável, além de integrar de maneira competitiva a base produtiva regional à economia nacional e internacional. A Superintendência também tem a responsabilidade de estabelecer objetivos e metas econômicas e sociais para fomentar o desenvolvimento sustentável na Região, coordenar ações de desenvolvimento com a gestão sustentável dos recursos naturais, e promover o crescimento econômico, social e cultural, além da proteção ambiental dos ecossistemas regionais como o Cerrado e o Pantanal, por meio da implementação de políticas específicas para cada sub-região.

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.