Uma operação da Receita Federal apreendeu 150 fetos de lhamas calcificados durante fiscalização de rotina, nesta quinta-feira (30), em Corumbá (MS) – a 336 quilômetros de Campo Grande. Os fetos foram entregues ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para as providências cabíveis.
Durante a abordagem de um ônibus, que tinha como destino a cidade de São Paulo (SP), fiscais da Receita Federal apreenderam 150 fetos de lhamas em caixas, sendo que cada um deles seria vendido por R$ 250.
Ainda segundo a Receita Federal, os fetos de lhama mumificados são itens peculiares do mercado. De acordo com a crença boliviana, as famílias devem fazer uma oferenda à deusa andina Pachamama, enterrando um feto de lhama embaixo de suas novas casas como proteção, saúde e boa sorte.
Em um outro posto fiscal do município, um indivíduo foi abordado e demonstrou nervosismo. Durante a inspeção, os agentes encontraram skunk em fundo falso de duas malas. No terminal rodoviário de Corumbá, outro indivíduo com o mesmo modus operandi foi abordado e também foi encontrado com skunk. Ambos os indivíduos, com idades de 34 e 25 anos, foram detidos.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.