O Governo Federal divulgou nesta semana o sistema para consulta de obras e compra de equipamentos que atenderão prefeituras de 3.270 cidades brasileiras, que fizeram pedidos para receber recursos previstos no programa Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções. Nele, é possível verificar quais deverão vir para cada município de Mato Grosso do Sul.
Foram 57 as cidades sul-mato-grossenses que tiveram as propostas aceitas pelo Governo Federal. Ao todo, serão 159 obras ou equipamentos financiados.
A maioria entre as propostas atendidas vão estruturar as áreas da educação e saúde. O total de 31 creches, 25 ônibus escolares e 25 ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) são a maior da parte das solicitações. Outras 6 vão atender a odontologia, por exemplo, com bases móveis e a saúde mental, com a construção de 5 novos CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), inclusive para receber pessoas que buscam as unidades AD (álcool e drogas).
Em Campo Grande, o destaque vai para a inclusão, na área cultural, das obras de restauro do Complexo Ferroviário, que deverão mexer no parque total e fazer requalificação urbanística, na Plataforma Cultural, no Armazém Cultural, na antiga estação, na antiga casa do engenheiro chefe, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, e em todo o conjunto da rotunda. A previsão é que ali também seja construído um centro cultural.
Ainda na Capital, haverá a compra de seis ambulâncias para o Samu e a construção de escola, de creche, de uma policlínica, de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), de um espaço esportivo comunitário, de um CAPS II, de uma maternidade com centro de parto normal e de um CEU (Centro Único) da Cultura.
Confira a lista de ações por cidade: