O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul esteve presente em Paranhos para atender às seis comunidades indígenas da região: Paraguassu, Pirajui, Potrero Guassu, Arroio Cora, Sete Cerros e Ypoi. Uma megaestrutura foi montada para a realização da terceira edição do MS em Ação.
O evento foi realizado no sábado e domingo, dias 2 e 3, na Paraguassu, a 22 quilômetros de Paranhos. Durante a abertura da terceira edição do “MS em Ação: Segurança e Cidadania”, na manhã de sábado, houve o ritual de reza e a execução do hino de Mato Grosso do Sul.
Estiveram presentes na abertura do evento o prefeito Donizete Viaro, o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, coronel Wagner Ferreira da Silva, a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, o deputado estadual Renato Câmara, a presidente da Câmara de Vereadores de Paranhos, Elizabeth Brites Benites, o vice-prefeito, Cleber Valiente, entre outros.
Ao todo, mais de 6 mil atendimentos foram realizados nos estandes montados nas salas de aula da Escola Municipal Indígena Pancho Romero e na quadra de esportes. Diversos serviços foram ofertados, como Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, benefícios do INSS, atendimentos na defensoria pública, consultas médicas com clínicos gerais e especialistas, dentistas e ainda a Justiça Itinerante com a missão de casar ou divorciar no papel.
Além da logística, foram servidas aproximadamente duas mil marmitas, envolvendo profissionais de diversas áreas, lotados nas secretarias de obras, educação, saúde, assistência social e administrativo.
A realização de ações como essas é a prova de que o Estado está presente. São ações que vão transformar a vida da população, dos povos originários. O projeto foi criado para facilitar a vida dos moradores das comunidades indígenas que precisam atualizar documentos e promover a reinserção familiar, a inclusão e o acolhimento social.
Os parceiros do Governo do Estado na realização do MS em Ação, além da Prefeitura de Paranhos, incluem a Secretaria de Estado de Saúde, a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a Defensoria Pública Estadual, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o Sindicato Rural de Paranhos, a Adepol (Associação dos Delegados de Mato Grosso do Sul), a ABO/MS (Associação Brasileira de Odontologia), a Fareff (Faculdade Referencial de Odontologia), a Receita Federal, o INSS, o Sesc, o Senai, o Senac, o Senar, a Fundesporte, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros Militar, a Fecomércio, o Instituto de Identificação, a Câmara de Vereadores de Paranhos, as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Paranhos, a Funtrab, a Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp.
O prefeito Donizete Viaro expressou toda a gratidão aos funcionários do município, na certeza de que fizeram o melhor, sempre pensando no bem da coletividade e na melhoria no atendimento aos servidores públicos da Sejusp, do poder Judiciário, da Secretaria da Cidadania e aos povos originários.
O prefeito Donizete Viaro exaltou a parceria com o governo estadual: “Para mim, a proporção do que aconteceu aqui, é inédito pelo tamanho do evento, os atendimentos que tivemos nesses dois dias foram de uma grandeza. A nossa população, a nossa comunidade, só tem a agradecer por todos os envolvidos nessa ação, na qual o objetivo foi alcançado. Obrigado governador, secretário Wagner e secretaria Viviane por atender o nosso público”, ressalta o prefeito de Paranhos, Donizete Viaro.