33.9 C
Amambai
terça-feira, 26 de novembro de 2024

Núcleo Pedagógico da SEMEC oferta formação continuada aos professores da pré-escola e da alfabetização

A Prefeitura de Paranhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta terça-feira, 05 de dezembro, o encerramento do curso “Ler e Escrever: Alfabetização Fônica e Divertida”, ministrado aos professores da pré-escola I e II e regentes de 1º e 2º ano pela professora Viviane Soares Vilasanti, do Núcleo Pedagógico da SEMEC do município.

A formação, que contou com seis encontros presenciais e atividades remotas, perfazendo a carga horária de 75 h, teve como objetivo compartilhar com os docentes, os conhecimentos científicos mais atuais sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, adquiridos pela professora Viviane, no intercâmbio realizado em Portugal, no período de 07 de novembro a 16 de dezembro de 2022.

A professora afastou-se de suas atividades para realizar o curso presencial Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), tendo participado de atividades práticas e culturais desenvolvidas pelo Instituto Politécnico do Porto, como também de aulas teóricas, ofertadas pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

O afastamento foi concedido em conformidade com a Lei Municipal n. 752/2022, que dispõe sobre licença para realização de intercâmbio aos profissionais do Quadro Permanente do Magistério Público Municipal.

De volta ao Brasil, na Jornada Pedagógica deste ano, compartilhou com todos os professores da REME sua experiência na realização do intercâmbio, tendo apresentado o curso “Ler e escrever é um prazer: alfabetização fônica e divertida”, cujo público alvo eram professores da pré-escola e da alfabetização.

Os interessados se inscreveram em março e a formação iniciou em abril. Nos encontros, os docentes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e compartilhar experiências sobre o conceito de alfabetização baseada em evidência científica, os componentes essenciais da alfabetização, o desenvolvimento da consciência fonológica, a avaliação da leitura e da escrita, os métodos fônicos e as perturbações no processo de alfabetização, com ênfase na dislexia.

No encerramento da formação, os participantes desfrutaram de uma confraternização, organizada pelas coordenadoras pedagógicas Angela Schmidt, Fabiana Schuler e Marta Alves.

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.