Na última sexta-feira (01/12), o município de Aral Moreira foi palco da emocionante formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), marcando um momento de celebração e comprometimento para os jovens participantes.
O PROERD Fronteira MS, que abrange a área do 4° Batalhão de Polícia Militar formou nesta sexta-feira 241 alunos do 5° ano e alcançou uma notável marca, formando ao total 21.500 alunos desde o início do programa no ano de 2009. Essa conquista reflete o impacto positivo do programa na prevenção ao uso de drogas e na promoção de valores essenciais.
Os Policiais Militares responsáveis pelo programa no município foram a Sargento PM Paulina e o Sargento PM Augusto, que estiveram em sala de aula junto aos alunos do 5° ano e da educação infantil durante todo o ano de 2023.
Pela manhã, a solenidade honrou os alunos da Escola Municipal Joaquim Moreira Lopes, enquanto no período vespertino, foi a vez dos estudantes das Escolas Maria de Lourdes Fragelli, Venita Ribeiro Marques, Gil Norberto Santa Rosa Lopes, e das escolas indígenas das aldeias Guassuti e Guaiviry.
A formatura contou com a ilustre presença de autoridades, incluindo o Prefeito de Aral Moreira Alexandrino Garcia, o Presidente da Câmara de Vereadores Gilson Oliveira Ferreira, a Secretária Municipal de Educação Vanir Linares e o Comandante do 4° BPM, Tenente Coronel PM Edson Guardiano de Oliveira, destacando o apoio institucional ao programa.
O momento culminante da cerimônia foi o juramento dos alunos, reafirmando o compromisso de dizer não às drogas e à violência. Esta promessa simboliza não apenas a conclusão do programa, mas o início de uma jornada pautada pela resistência a escolhas prejudiciais e pela promoção de uma sociedade mais segura e saudável.