24.3 C
Amambai
sábado, 23 de novembro de 2024

Com foco nos mais de 500 mil jovens, 4ª Conferência da Juventude debateu a construção de políticas públicas

Fotos: ílvaro Rezende 

Jaqueline Tente, Setescc

Mais de 300 pessoas participaram da 4ª Conferáncia Estadual da Juventude, que aconteceu no Centro de Formação Mariluce Bittar, em Campo Grande. O evento teve como objetivo discutir propostas para o fortalecimento e construção de polí­ticas públicas para a juventude sul-mato-grossense.

Com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, a secretária adjunta da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Viviane Luiza, destaca que a juventude é o presente e que a participação na construção de um futuro melhor é essencial.

“A conferáncia veio para unir forças entre as juventudes do Mato Grosso do Sul, promovendo um encontro de escuta e proposição. Reconstruir o presente e construir o futuro são premissas básicas para transformar a realidade da juventude, com capacitação, oportunidades, geração de conhecimento, emprego e renda. Tudo isso se transforma em desenvolvimento social e qualidade de vida para todos. E nesta 4ª edição, buscamos mobilizar esforços para ampliar a participação dos jovens em todo o processo de formulação das polí­ticas públicas que beneficiarão a população que mais precisa de oportunidades”, afirma.

Realizado pela Subsecretaria de Estado de Polí­ticas Públicas para Juventude, em parceria com o Conjuv (Conselho Estadual da Juventude), marcou a retomada dos encontros presenciais e a celebração de 10 anos do Estatuto da Juventude, instituí­do pela Lei nº 12.852, de 2013.

“Um balanço importante da conferáncia foi a parceria com o Conjuv e os municí­pios, que conseguiram realizar suas conferáncias municipais e trouxeram suas propostas com o objetivo de sanar os problemas públicos que perpassam pela juventude. Foi um evento que cumpriu o seu objetivo. Os jovens não são o futuro, eles são o presente, são o agora, porque eles que estão construindo um futuro mais igualitário, pensando em todas as pessoas”, ressalta Jessé Cruz, subsecretário de Estado de Polí­ticas Públicas para Juventude.

Com foco nos mais de 500 mil jovens, 4ª Conferência da Juventude debateu a construção de políticas públicasPresidente do Conjuv, Sebastian Gabriel

Para o presidente do Conjuv, Sebastian Gabriel, a parceria entre o Governo do Estado e o colegiado é fundamental para a elaboração das polí­ticas públicas que atendam os jovens e a conferáncia, segundo ele, é o momento de estreitar ainda mais essa relação.

“Essa conferáncia extrapolou as nossas expectativas, foi uma mobilização com mais de 300 jovens envolvidos, lideranças, representantes dos diferentes segmentos da juventude. Analisamos mais de 200 propostas e foram aprovadas dezenas que serão encaminhadas para a etapa nacional, e que também servirão de base para a construção de ações nos 79 municí­pios fortalecendo a parceria entre Conselho e Governo do Estado”, explica.

Conferáncia Nacional da Juventude

Ao todo foram selecionadas 36 propostas que serão apresentadas na etapa nacional, por meio de grupos de trabalhos temáticos, com a participação ativa dos jovens e de outros atores sociais, subsidiados por documentos que analisam e expõem a realidade das juventudes. Na ocasião foram eleitos os delegados que representarão o estado na Conferáncia Nacional da Juventude, que será em Brasí­lia, nos dias 14 a 17 de dezembro.

Com foco nos mais de 500 mil jovens, 4ª Conferência da Juventude debateu a construção de políticas públicasCoordenador-geral de articulação e fomento de programas e projetos da Secretaria Nacional da Juventude, Wesley Costa, participou do evento 

“Neste espaço de discussão, que estamos retomando após 8 anos, conseguimos fortalecer a polí­tica de juventude e também a rede de juventude que contempla todos esses atores. Desde 2015 que a juventude não era escutada a gente acaba reinaugurando esse espaço social, pensando prioritariamente na construção das polí­ticas públicas que sejam mais acertadas, mais ajustadas para as realidades dos Estados e municí­pios. Nós já conseguimos fazer conferáncias em quase 1.500 municí­pios e estamos nos esforçando para contemplar todos os Estados”, explica o coordenador-geral de articulação e fomento de programas e projetos da Secretaria Nacional da Juventude, Wesley Costa.

Wesley ressalta ainda que, “após a realização das conferáncias estaduais que estão acontecendo agora neste fim de más acontecerá a conferáncia nacional”. “í‰ um processo que vai reunir cerca 1.300 delegados em Brasí­lia para que a gente ouça as demandas dos estados e dos municí­pios que esses delegados levarão para a etapa nacional”.Com foco nos mais de 500 mil jovens, 4ª Conferência da Juventude debateu a construção de políticas públicasA 4ª Conferáncia Estadual da Juventude pode ser acessada aqui.

2023-10-27 16:54:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.