27.7 C
Amambai
quarta-feira, 27 de novembro de 2024

MS tem crescimento na abertura de empresas, aponta Jucems

Número de estabelecimentos aumenta, com destaque para o setor de serviços.

Comércio de Campo Grande – (Foto: Divulgação)

A Crí­tica

Em setembro, Mato Grosso do Sul teve a abertura de 779 novos negócios, elevando o total de janeiro a setembro para 7.838 empresas, segundo dados divulgados pela Junta Comercial de MS (Jucems).

O levantamento mostrou uma predominância do setor de serviços, que abriu 547 empresas no último más. O comércio veio em segundo lugar, com 203 novos estabelecimentos, e a indústria registrou 29. No cenário municipal, Campo Grande se destacou como a cidade com maior abertura de empresas (349), seguida por Dourados, Trás Lagoas e Naviraí­. Até setembro, foram registrados 5.604 novos estabelecimentos em serviços, 1.935 no comércio e 299 na indústria. Em contrapartida, 364 empresas fecharam suas portas em setembro.

Nivaldo Domingos, presidente da Jucems, observou que os números de setembro foram um pouco menores do que em agosto, que registrou mais de 900 novas empresas. ;Houve um feriado prolongado em setembro, o que geralmente reduz o í­ndice de aberturas. Além disso, o pico de novas empresas ocorre em meados do ano. A partir daí­, esperamos uma estabilização até dezembro;, explicou.

Nivaldo Domingos, presidente da Jucems – (Foto: Arquivo)

Ele também destacou o iní­cio atí­pico do ano, com um crescimento rápido no número de registros entre janeiro e março. O presidente da Jucems apontou que, em dezembro, a tendáncia é uma diminuição nas aberturas devido í s férias e ao fechamento de escritórios de contabilidade. A perspectiva de polí­ticas econômicas também faz com que muitos empresários adiem decisões. ;í‰ um fluxo natural que vemos no registro empresarial há décadas. Exceções acontecem de tempos em tempos;, concluiu Domingos.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link: https://www.acritica.net/editorias/economia/ms-tem-crescimento-na-abertura-de-empresas-aponta-jucems/693412/ – as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e ví­deos do jornal A Crí­tica de Campo Grande estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do jornal ([email protected]). Essas regras tám como objetivo proteger o investimento que o jornal ;A Crí­tica; faz na qualidade de seu jornalismo.

2023-10-07 18:46:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.